17 de agosto de 2023
BLOG Sinapse

Emprego seguro, flexível, inclusivo e financeiramente estável: é isso que trabalhadores querem em 2023

 

Emprego seguro, flexível, inclusivo e financeiramente estável em um lugar que eles sentem que pertencem: é isso que os trabalhadores querem neste 2023. Ouvir a voz dos funcionários em todo o mundo sobre o que eles querem e esperam de seus empregadores e como eles estão dispostos a pedir isso é o compromisso assumido pela consultoria Randstad há 20 anos em seu Workmonitor. Olhar a edição 2023 ajuda a acompanhar o que está moldando este novo mundo do trabalho e acessar informações exclusivas sobre cada um dos 34 mercados pesquisados na Europa, Ásia-Pacífico e Américas.

A pesquisa Workmonitor vem buscando capturar a voz da força de trabalho global para mostrar que as necessidades das pessoas são amplas, dinâmicas e evoluem com o mercado de trabalho e a economia. E mudou muito nos últimos três anos: surgiu um novo contrato social entre empregadores e trabalhadores, a Geração Z e os Millenials dão maior ênfase aos valores e as organizações vinculam cada vez mais a empatia e a experiência no local de trabalho à excelência da força de trabalho.

Notavelmente, um número crescente de pessoas está nos dizendo que deseja um local de trabalho mais igualitário – que acolha diversas vozes e as habilidades especializadas que cada indivíduo oferece. Por duas décadas, testemunhou-se essa tendência ganhar força e estimular mudanças culturais e de valores em organizações em todo o mundo. E esses desenvolvimentos contribuem para um mercado de trabalho mais eficiente e eficaz.

Hoje, a incerteza econômica acrescentou uma nova dimensão às prioridades e expectativas dos trabalhadores. Enfrentando uma possível recessão global pela frente e o custo de vida em rápido aumento, os trabalhadores agora também valorizam muito o emprego seguro e financeiramente estável. Quase todos (92%) dos mais de 35.000 trabalhadores os adultos entrevistados disseram que a segurança no emprego é importante para eles, com 63% indicando que não aceitariam um emprego que não oferecesse essa garantia. A maioria (52%) também disse estar preocupada com o impacto da incerteza econômica em seu emprego.

Ao mesmo tempo, para ajudar a compensar o pico da inflação, uma parte considerável dos entrevistados está procurando trabalho adicional por meio de um segundo emprego ou mais horas com o principal. Para os trabalhadores mais velhos, as preocupações financeiras também levaram a um atraso na aposentadoria. No ano passado, 61% achavam que se aposentariam antes dos 65 anos; agora apenas metade pensa isso.

Essas preocupações práticas certamente estão influenciando a perspectiva da força de trabalho global, mas muitos ainda valorizam os aspectos não financeiros de seus empregos. A proporção de entrevistados que disseram que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante (93,7%) foi apenas um pouco menor do que aqueles que consideram o pagamento importante (93,8%). Na verdade, a maioria disse que não aceitaria um cargo se isso afetasse negativamente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A flexibilidade de trabalho também foi altamente valorizada, com 83% priorizando horários flexíveis e 71% desejando locais flexíveis.

Esses números mostram que recrutar grandes talentos exige mais do que apenas remuneração e benefícios competitivos. É claro que o talento hoje quer o pacote completo: emprego seguro, flexível, inclusivo e financeiramente estável em um lugar ao qual eles se sintam pertencentes.

A boa notícia para os empregadores é que uma clara maioria dos talentos sente que obtém esses benefícios em sua função atual. Quase dois terços (63%) disseram que seus empregos lhes pagam o suficiente para viver a vida de que precisam e 78% disseram que têm um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Uma porcentagem esmagadora (86%) se sentia segura em seu trabalho.

Dois outros resultados encorajadores mostraram que os empregadores estão no caminho certo para manter seus funcionários engajados e em crescimento: 70% dos entrevistados acham que estão recebendo as oportunidades certas de treinamento e desenvolvimento e 73% disseram que estão alinhados com os valores corporativos de seus empregadores. Esses fatores são extremamente importantes para uma força de trabalho próspera e, curiosamente, o desejo de requalificação e qualificação apropriadas tem sido um tema recorrente.

Em meio às boas notícias, no entanto, estão as oportunidades para as empresas melhorarem a maneira como atraem e retêm seus funcionários. Enquanto a maioria dos trabalhadores disse que sua remuneração permite o estilo de vida que desejam, menos da metade disse que seus empregadores os estão ajudando a lidar com o custo de vida mais alto. E à medida em que as pessoas começam a sentir que sua capacidade de acompanhar a inflação está diminuindo, com o tempo elas podem ser pressionadas a procurar empregos com salários mais altos em outros lugares. Mesmo que o mercado global esteja superando a “Grande Renúncia” e a “Grande Rotação”, esse desejo de ganhar mais pode sustentar altas taxas de demissões. Como os empregadores podem superar esse desafio sem reajustar constantemente seus pacotes salariais? Concentrar-se em benefícios não financeiros pode ajudar a superar as preocupações salariais. Oferecer mais flexibilidade e segurança no trabalho é extremamente atraente para o talento, especialmente durante um período de crescente incerteza. Além disso, oferecer treinamento e desenvolvimento que facilite o crescimento profissional resulta em satisfação a longo prazo e maior produtividade.

As pessoas têm demonstrado notável resiliência e otimismo para o futuro. Através de altos e baixos, eles expressaram o desejo de trabalhar para um empregador igualitário e inclusivo, que valoriza as habilidades únicas e especializadas que eles oferecem.

Atitude: empoderamento em torno do equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Uma das lições mais importantes dos últimos anos é que as pessoas ao redor do mundo mudaram suas atitudes para sempre. Como resultado, eles estão determinados a fazer com que o trabalho se encaixe em suas vidas. E apesar de enfrentar a incerteza econômica no próximo ano, as pessoas estão firmes no tipo de empregador e emprego que desejam em suas carreiras.

Independentemente de seu trabalho ser agradável, a maioria (72%) considera o trabalho um elemento importante de sua vida. E a incerteza econômica não fez com que as pessoas abandonassem seu desejo de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Mais da metade (61%) não aceitaria uma posição que perturbasse esse equilíbrio, e esses sentimentos eram particularmente fortes entre aqueles de 18 a 34 anos e acentuadamente menores entre pessoas de 55 anos ou mais. Uma parcela significativa desistiria se se encontrasse em um ambiente de trabalho tóxico (34%) e uma parcela ainda maior (48%) abandonaria o emprego se isso os impedisse de aproveitar a vida.

Expectativas: recorrer aos empregadores para obter apoio

O rápido aumento do custo de vida está tendo um impacto significativo nas expectativas dos trabalhadores. Muitos estão recorrendo a seus empregadores em busca de assistência financeira durante um período em que a inflação está efetivamente reduzindo os contracheques mais rápido do que os ajustes salariais. Claramente, a força de trabalho global quer que suas empresas intensifiquem mais uma vez.

As pessoas que enfrentam um custo de vida em rápido aumento estão recorrendo aos empregadores em busca de ajuda, e o alívio está sendo buscado de várias maneiras. A forma de ajuda mais desejada é um apoio mensal de custo de vida (41%) seguido de um aumento de salário fora da cadência usual de uma revisão anual (39%). Mais de um quarto (28%) queria ajuda para pagar o custo de energia, transporte e outras despesas diárias. Quase metade disse que está recebendo ajuda de alguma forma de sua empresa. Alguns estão cortando gastos por meio de um cronograma híbrido e flexível, o que lhes permite reduzir os custos com cuidados infantis e deslocamento.

Segurança: segurança econômica e do trabalho em primeiro lugar

Diante da crescente incerteza econômica, não surpreende que a força de trabalho global se sinta ansiosa com os próximos dias. Instabilidade geopolítica, inflação e uma recessão global iminente estão pesando na psique dos trabalhadores. Na verdade, mais da metade (52%) disse estar preocupada com o impacto da economia global em seus meios de subsistência e mais de um terço (37%) preocupado em perder o emprego.

Uma possível recessão global está pesando nas mentes das pessoas ao redor do mundo, e isso pode ter repercussões nos empregadores. Um número crescente de trabalhadores disse estar preocupado em perder o emprego (37%) e mais da metade (52%) está preocupado com o impacto da incerteza econômica na segurança do emprego. Felizmente, uma esmagadora maioria disse que se sentia segura de alguma forma, e um quarto disse que sua situação melhorou durante os seis meses anteriores à pesquisa. Por pouco menos de um quarto (23%), no entanto, queria aumentar suas horas de trabalho em seu emprego atual para ajudar com o aumento do custo de vida.

Aposentadoria: trabalhadores mais velhos retornam devido à economia

Um fenômeno único durante os últimos três anos é um aumento nas aposentadorias ocorrendo mais cedo do que o normal. Algumas causas incluem preocupações com a saúde e segurança associadas ao retorno ao local de trabalho, o “Grande Iluminismo” entre os trabalhadores e a generosa ajuda do governo que permitiu que alguns abandonassem o trabalho. A pesquisa Randstad de 2022 mostrou que a maioria acreditava que seria capaz de se aposentar antes dos 65 anos, mas nossa pesquisa mais recente revela uma perspectiva decididamente diferente, e é claro que a incerteza econômica é um fator nessa mudança.

O enfraquecimento da economia global e a alta inflação estão levando os idosos a voltarem ao trabalho, enquanto outros atrasam sua saída do mercado de trabalho. Um declínio significativo no número de pessoas que acreditavam que poderiam se aposentar antes dos 65 anos – de 61% no ano passado para apenas 51% agora – indica preocupações generalizadas sobre o futuro. 26% daqueles com 55 anos ou mais disseram que evitariam se aposentar. Mas em um mundo ideal, 33% da força de trabalho mundial gostaria de se aposentar aos 60 anos e 8% gostaria de fazê-lo o mais rápido possível.

Pertencente: alinhamento de valores é fundamental

Mais do que nunca, a força de trabalho global quer fazer parte de uma organização que oferece um local de trabalho inclusivo e diversificado, cujos valores se alinham com os deles e uma empresa que tem compromissos sociais e ambientais claros, segundo nossa pesquisa. Com a aceleração do movimento de justiça social e o aumento da conscientização sobre as questões ambientais, as pessoas em todo o mundo acreditam que a empresa para a qual trabalham deve refletir as causas nas quais acreditam.

Os acontecimentos dos últimos três anos levaram muitos a reavaliar o valor e o propósito do trabalho em suas vidas, e as pessoas têm clareza sobre o que desejam. O desejo de alcançar um sentimento de pertencimento no local de trabalho – como parte de uma equipe ou da organização geral para a qual trabalham – está impulsionando as decisões de carreira para muitos. Na verdade, a maioria (54%) disse que desistiria se não sentisse que pertence à empresa. Adicionalmente, muitos insistem que os valores de sua empresa se alinham com seus valores pessoais, com 42% dizendo que não aceitariam um emprego se não fosse esse o caso.

Um pouco de Brasil

Os profissionais, em sua maioria, afirmam que os valores e propósitos de seus empregadores devem convergir com seus valores pessoais e que querem se sentir pertencentes aos seus trabalhos. Sem essa concordância, as empresas correm risco de perder seus talentos. Para 88% dos brasileiros entrevistados, valores e propósitos do empregador são importantes, sendo 77% a nível global.

De acordo com o levantamento, metade dos talentos do país afirmou que deixaria um emprego se não nutrisse um sentimento de pertencimento. O índice global é ainda maior, atingindo 54% dos entrevistados, e isso é especialmente verdadeiro para a geração Z (61%). O mesmo resultado aparece na valorização das questões sociais e ambientais, em que 48% dos profissionais nacionais não aceitariam um emprego em uma empresa que não estivesse alinhada aos seus valores sociais e ambientais, enquanto globalmente o resultado foi de 42%.

Os talentos do Brasil (77%) se destacam dos outros países (73%) quanto a concordarem que valores e propósitos das empresas em que trabalham estão alinhados com os seus, como sustentabilidade, diversidade e transparência. Quando questionados sobre senso de propósito, a diferença favorável ao cenário nacional é semelhante, tendo 66% versus 57% mundialmente.

Olhando para frente

À medida em que a força de trabalho global enfrenta desafios sem precedentes, três anos após o início da pandemia, a ajuda dos empregadores será novamente fundamental para o bem-estar das pessoas. O alto custo de vida, a incerteza econômica e a instabilidade geopolítica estão ocupando a psique dos trabalhadores. Ao mesmo tempo, eles ainda querem pertencer a uma organização cujos valores se alinham aos deles.

Claramente, as empresas terão que avaliar como liderar e apoiar seu pessoal. Durante o auge da pandemia, o apoio e as garantias dos empregadores foram cruciais, e a pesquisa mostra que eles precisam manter esses esforços. Sempre que possível, as organizações podem ajudar a mitigar a inflação por meio de iniciativas monetárias e não financeiras para compensar custos mais altos. Bônus especiais, subsídios únicos de custo de vida e revisões salariais mais frequentes podem fornecer o impulso que os trabalhadores estão procurando. Expandir as oportunidades de trabalho remoto, refeições gratuitas no escritório e estabelecer contas de poupança são outros exemplos de suporte.

Além da ameaça da inflação, a incerteza econômica faz com que muitos se sintam inseguros sobre seus meios de subsistência. As constantes notícias sobre demissões e cortes no mundo corporativo estão elevando os níveis de ansiedade entre os trabalhadores, impactando tanto na produtividade quanto na retenção. Os líderes empresariais devem comunicar de forma proativa e autêntica suas perspectivas e planos para lidar com as pressões da recessão. Eles podem nem sempre ser portadores de boas notícias, mas aqueles que articulam com empatia o apoio aos trabalhadores afetados ganharão o respeito e a confiança de todos os funcionários. Essa abordagem também deve atender a todas as necessidades de talentos, não apenas às monetárias. Tornar o local de trabalho um refúgio de preocupações externas – um lugar no qual as pessoas tenham um sentimento de pertencimento, tenham flexibilidade para realizar seus trabalhos e consigam um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal – precisa ser uma prioridade.

Como os dados apontaram, a maioria dos trabalhadores diz que os valores de sua empresa se alinham aos seus e, durante esses tempos tumultuados, é mais importante do que nunca reforçar esse acordo. Sem ela, as empresas correm o risco de enfrentar uma ameaça mais ampla: a perda de seus talentos críticos. Mesmo com a diminuição da demanda por talentos, a obrigação de manter a força de trabalho engajada e energizada não diminuiu. Na verdade, as empresas terão que reunir seu pessoal com mais força para superar os desafios futuros.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *