Educação e informação: chaves fundamentais no acesso à saúde

O papel de uma empresa socialmente responsável hoje vai muito além de sua função principal. Cabe a cada instituição cuidar e contribuir para as prioridades globais e um futuro sustentável em seu sentido mais amplo. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) há oito anos, existem justamente para nos lembrar de nossa responsabilidade como agentes de mudança e aprimoramento. Um desses objetivos enfatiza compromissos essenciais para construir uma sociedade mais justa e igualitária: a saúde e o bem-estar. E para ampliar o acesso a essas áreas, a educação e a informação são ferramentas fundamentais.
Quando falamos de empresas que atuam na área da saúde, a preocupação em fortalecer um movimento de disseminação de informações sobre esse tema para a sociedade e contribuir para a democratização do acesso é ainda mais evidente. O objetivo 3.4 da ODS 3 estabelece que, até 2030, devemos reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, por meio de prevenção e tratamento, além de promover a saúde mental e o bem-estar. É fundamental expandir nossa perspectiva, reconhecendo que a saúde física é influenciada por essas ações cotidianas. A saúde bucal, por exemplo, é uma grande aliada no combate a diversas doenças. Condições como cárie e doença periodontal, por exemplo, podem aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
A educação é fundamental para ampliar o entendimento da população sobre os cuidados de saúde disponíveis, métodos de prevenção de doenças e a importância de adotar hábitos saudáveis. Por meio de campanhas de conscientização, recursos educativos e tecnologias acessíveis, é possível levar conhecimento a comunidades vulneráveis, capacitando indivíduos a melhorarem sua saúde e qualidade de vida.
Programas sociais representam uma estratégia eficaz para envolver e conscientizar a sociedade. A Expedição Novos Sorrisos, iniciativa da Neodent, é um exemplo marcante que tem percorrido o Brasil, promovendo o acesso à saúde bucal, sobretudo em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Iniciada em 2016, essa ação concentra-se em informar e conscientizar sobre a relevância da saúde bucal e oferecer atendimentos realizados por uma equipe que viaja com o programa, além de contar com a parceria de profissionais voluntários locais.
A realidade exposta pelo programa nas ações na região Nordeste ao longo de 2023 é desafiadora. Nas visitas, foi identificado que 55% das pessoas atendidas nunca tinham passado por uma consulta odontológica, que é uma das principais fontes de informações seguras para cuidar da saúde bucal. Além disso, 53% dos pacientes não sabiam realizar a higiene bucal corretamente. Para multiplicar os esforços para transformar esse cenário, a iniciativa não se limita aos cuidados odontológicos dentro dos consultórios de uma unidade móvel, mas também organiza palestras e encontros educativos em escolas e instituições nas localidades visitadas, visando disseminar conhecimento e expandir o acesso à informação e à saúde para um número maior de indivíduos.
Como defensores de um futuro mais igualitário e sustentável, temos o dever coletivo de colocar a educação e a informação no centro das estratégias para garantir o acesso à saúde.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































