Belgo Arames é nova associada da Aberje
A Belgo Bekaert Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, está de cara e nome novos. A empresa apresenta sua nova marca – Belgo Arames -, criada para refletir sua evolução estratégica no Brasil e para chancelar a maneira pela qual é nomeada e conhecida no mercado.
E não foi apenas o nome que ficou mais fácil de ser pronunciado. O primeiro rebranding em 47 anos da Belgo parte de um conceito simples, com movimentos flexíveis para ressaltar a maleabilidade do arame de aço e com cores que remetem à sua história: a empresa foi fundada em 1975 por meio de uma parceria estratégica entre a ArcelorMittal (à época Belgo-Mineira) e a Bekaert, representadas pelo laranja, vermelho e azul, respectivamente.
A nova marca também celebra o resultado de um processo de transformação cultural e digital que a empresa investe desde 2019. “Essa mudança coroa um movimento de muito amadurecimento, iniciado ao definirmos o nosso propósito, que é criar uma vida melhor para todos. É comum ver empresas que mudam a marca e depois se preocupam com o restante, mas aqui fizemos o inverso, tratamos primeiro nossas questões internas, nos reinventamos – de uma indústria tradicional para uma totalmente inovadora – para agora estampar essa nova imagem, com identidade e personalidade bem definidas”, conta Ricardo Garcia, CEO da Belgo Arames.
Uma das importantes conquistas desse amadurecimento foi a criação da Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, composta pelos grupos de afinidade Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, Migrantes em Vulnerabilidade, Equidade Racial, LGBTI+ e Gerações. Dentre os compromissos assumidos nessa área, está o de ter 30% de mulheres contratadas até 2030. Atualmente, dos 3.434 empregados, 16% são mulheres. A empresa já dobrou a presença feminina em cargos de liderança. Das 484 mulheres empregadas em 2020, 7,9% eram líderes. Já em 2022 o número saltou para 15,5%.
Outra evolução é a criação da Diretoria de Inovação e Digital, composta pelas áreas de Digital, Inovação, Propriedade Intelectual, Fronteira Tecnológica, Corporate Venture Building, Corporate Venture Capital, e-commerce, Analytics e Inteligência Artificial.
Comunicação
Uma mudança recente na estrutura da empresa foi a criação de uma área de Branding e Comunicação, que abraça a comunicação com todos os stakeholders. Coordenada pela jornalista Liene Maciel, a área tem como grande desafio em 2023 trabalhar o fortalecimento da nova marca junto aos diversos públicos, num planejamento integrado das iniciativas de comunicação com mercado e público interno.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura