Azul Linhas Aéreas lança aplicativo para comunicação interna
Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de lançar o Minha Azul, aplicativo voltado exclusivamente aos seus mais de 10 mil trabalhadores da companhia, chamados de Tripulantes. O aplicativo traz as mais relevantes notícias da companhia e permite acesso rápido e fácil aos principais serviços utilizados pelos funcionários reunidos um único lugar.
Disponível nos sistemas iOS e Android, o app promete melhorar ainda mais a experiência de comunicação interna – especialmente em relação ao acesso em tempo real à que acontece na Azul por todos os públicos, adequando-se às rotinas de cada um sem exigir uma estação de trabalho fixa, um dos principais desafios enfrentados até hoje. Com a solução, pilotos, comissários, técnicos de manutenção, agentes de aeroportos, e todos os que não ficam parados, saberão das novidades mais rapidamente, podendo, inclusive, curtir, comentar e até mesmo interagir, postando fotos de seus momentos preferidos na companhia.
“Em uma empresa onde cerca de 95% dos Tripulantes trabalham longe de computadores, seja nas aeronaves, nas pistas de aeroportos ou em atendimento direto aos Clientes, e com o uso cada vez maior do celular para acesso a inúmeras informações e serviços, nada mais justo que criarmos um aplicativo para que todos os trabalhadores da Azul possam estar ainda mais perto da empresa e atualizados sobre todos os acontecimentos nas mais de 100 bases da companhia”, comenta Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.
Além disso, a ferramenta irá concentrar os principais serviços utilizados pelo Tripulante numa plataforma única, a qual estará sempre em constante crescimento, pois a ideia é que ela agregue outros aplicativos e sistemas de serviços utilizados no dia a dia do funcionário ao longo do tempo.
Na Home, estão concentradas as notícias mais relevantes sob a curadoria da equipe de Comunicação Interna, fotos e galerias. A aba de notícias (News) apresenta todas as novidades da Azul por ondem cronológica e o principal jornal interno o Semana Azul. O Tripulante receberá uma notificação no aplicativo quando uma novidade for postada.
Em Seções, as notícias estão divididas de acordo com os públicos da Azul – desta forma, os Tripulantes podem acompanhar as informações apenas de seu dia a dia. Ainda, é possível procurar notícias por assunto, classificadas por editorias. Já a opção Serviços reúne atalhos para os sistemas e serviços mais utilizados, como por exemplo, escalas de trabalho, vagas internas, horários, e outras funcionalidades como acesso a manuais, portal de RH, portal de TI, entre outros.
O Zoom promete ser a principal ferramenta do Minha Azul em termos de interatividade. A funcionalidade permite que os Tripulantes postem diretamente no app as fotografias de sua rotina de trabalho, de acontecimentos especiais em sua base de atuação e outras iniciativas que considerem importantes e interessantes. As fotos são abertas a comentários e curtidas.
O desenvolvimento do Minha Azul durou cerca de seis meses, em uma parceria das áreas de Marketing e Comunicação com TI. As comunicações da companhia feitas internamente continuarão sendo distribuídas também por email, método que já era utilizado antes do lançamento do app.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados