Associações ibero-americanas criam fundação internacional de comunicação
No dia 15 de novembro (terça-feira), foi realizada a reunião que dá início ao Fundacom, entidade que reúne as principais associações de comunicação ibero-americanas, simbolizando uma união dos profissionais de comunicação que tem como língua nativa o português e o espanhol. São 12 associações que fazem parte da Fundacom: Aberje e Conferp (Brasil), APCE (Portugal), Asodircom (República Dominicana), AURP (Uruguai), CICOM e PRORP (México), CECORP (Colômbia), o CPRP e o Círculo Dircoms (Argentina), FOCCO (Chile) e Dircom (Espanha).
Entre as atividades da Fundacom, que não tem fins lucrativos, está a organização do Cibecom, congresso sobre Comunicação Estratégica dirigido para profissionais de comunicação corporativa com atividades nos países ibero-americanos. A primeira edição acontece em Miami nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2017.
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, participou do evento de abertura da fundação representando a entidade brasileira. Ele destacou a importância da sustentabilidade junto com a transparência e reputação como pilares do Cibecom.
Outro projeto que a Fundacom irá organizar é o “Prêmio Internacional Fundacom”, com o objetivo de reconhecer os melhores profissionais de comunicação em nível global que têm como idioma o português e o espanhol.
Confira o vídeo institucional da fundação:
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?