Três qualidades para uma relação de parceria entre agência e cliente
Recentemente entregamos três projetos bastante desafiadores de forma quase simultânea. E qual não foi minha alegria ao receber três e-mails de agradecimento com uma palavrinha em comum: parceria. Confesso que foi um bálsamo ouvir isso de clientes tão exigentes, complexos e diferentes. Uma palavrinha tão simples, mas tão importante para a gente.
Sempre tive como foco entregar com muita qualidade, dentro do prazo, dentro do orçamento e, aqui na Ímpar não é diferente, temos metas audaciosas e somos cobrados pela excelência, mas curiosamente não é isso que guia nosso trabalho no dia a dia. O que direciona nossos esforços é justamente a percepção de parceria de todos os envolvidos. Parceria é muitas vezes subestimada, mas olhando de uma forma mais holística, é justamente ela que faz os relacionamentos perdurarem. É justamente ela que garante que não apenas a entrega final seja incrível, mas que o processo seja incrível também. E assim fica tudo melhor para todos, não é mesmo?
Mas o que gera esse sentimento de parceria? Acredito que sejam três principais qualidades: flexibilidade, empatia e bom humor. Definitivamente não é fácil equilibrar os pratinhos e manter contratos e projetos saudáveis quando parceria é um valor inegociável, mas em anos de trabalho persistente percebemos que a longo prazo o custo-benefício compensa, e muito.
Quando falamos de parceria, não estamos falando de jogar o escopo pela janela e seguir atendendo tudo que o cliente deseja (até porque sabemos que dessa forma seria uma lista sem fim… rs), mas de entender profundamente o contexto do cliente e saber que a semana x pode não ser boa para determinada aprovação pois vai acontecer um evento interno importante, ou que o combinado eram sessões de design thinking com cinco pessoas, mas três pessoas foram contratadas, então faremos com oito. É se preocupar genuinamente que o filho do cliente ficou doente e que todas as reuniões marcadas a duras penas terão que ser remarcadas e que o formato de entrega que costumamos fazer não vai combinar com o perfil da empresa e precisa ser modificado. E sabe o que acontece na maioria dos casos quando temos esse carinho extra? Geralmente conseguimos o mesmo tipo de parceria do cliente, que também entende quando um dos conteudistas precisou resolver um problema pessoal ou que um desenvolvedor atrasou uma entrega em 2 horas porque o sistema caiu.
O curioso é que a parceria nos torna, aos olhos de nossos clientes, humanos, pessoas de verdade, de carne e osso e nos aproxima. O efeito disso é incrível de ser observado: mais compreensão, mais fluidez, mais leveza e, o objetivo final que todos queremos, melhores resultados.
É claro que teremos nossos tropeços, estamos longe de sermos perfeitos e nem deveríamos pretender o ser. O que devemos almejar é ser de verdade e buscar trabalhar de forma transparente, de forma que nosso interlocutor, seja ele cliente, fornecedor, colaborador, saiba que estamos genuinamente fazendo o nosso melhor e que estamos, todos, remando o barco na mesma direção. Acho que é isso que nos torna ímpar. É isso que nos representa e nos faz olhar para trás com orgulho e para frente com esperança.
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