COP26: Estar no caminho certo é só o começo
Um dos eventos internacionais mais marcantes desse ano, a COP26 representou a continuidade das agendas de ações e compromissos estabelecidas por governos e empresas do mundo inteiro para a construção de um futuro mais sustentável. Mesmo atravessando um cenário desafiador, marcado pela Covid-19, os trabalhos em prol da sustentabilidade não pararam, e tivemos, durante o encontro, a oportunidade de discutir temas que giram em torno das mudanças climáticas, assunto de preocupação constante da sociedade atual e futuras gerações.
A Braskem, como uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável e que tem a sustentabilidade em seu DNA desde a sua fundação, esteve presente nos debates buscando agregar conhecimento às discussões e estimular o avanço de novas metas em prol da preservação do meio ambiente por parte de todos os envolvidos.
Em uma de nossas ações importantes para o evento, apresentamos soluções da química e do plástico produzidas para contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, no caso, o plástico verde, desenvolvido a partir de fonte renovável (cana-de-açúcar). Também contamos com executivos que representaram a companhia em painéis, cujas discussões focaram nas ações inovadoras por meio de negócios comprometidos com o impacto positivo no futuro do nosso planeta. A ideia, muito mais do que estimular a conexão entre inovação e sustentabilidade nos negócios, englobou também a realização de conversas entre diversas companhias sobre como elas podem fazer para combater as mudanças climáticas, o que inclui o incentivo à produção e ao consumo responsáveis e conscientes, essenciais para a construção de um futuro melhor para o planeta.
Nesse sentido, em termos de comunicação, temos trabalhado desde o ano passado para reunir, em um discurso único, tantas informações, entregas e trabalhos realizados em diversas frentes pela Braskem – sempre buscando seguir uma narrativa contínua, de forma que todos os nossos stakeholders possam ter conhecimento sobre o que a nossa companhia vem fazendo, quais metas alcançamos e quais pretendemos alcançar a partir de agora, além de engajá-los na caminhada pelo mundo cada vez mais sustentável.
Graças ao treinamento, a forma robusta da nossa comunicação e ao nosso engajamento com a sustentabilidade, que fazem parte do nosso dia a dia, conseguimos entregar mensagens claras, transparentes e de forma eficiente, em uma linguagem ilustrativa e inspiracional aos nossos públicos, que vão desde players de mercado até os consumidores finais, antenados na programação e nos compromissos debatidos durante a COP26.
Ao longo dos anos, a Braskem tem comunicado cada uma de suas iniciativas, ações, parcerias e projetos alinhados aos compromissos com a sustentabilidade. Nosso ponto de partida é sempre o nosso propósito e utilizamos fatos concretos como materialização do nosso compromisso e como forma de simplificar o que estamos fazendo de fato para alcançar as nossas metas. Assim, entregamos uma comunicação acessível ao público, transparente e alinhada ao mesmo tempo com questões ligadas à nossa governança, que valoriza a diversidade, equidade e inclusão, a responsabilidade social e a sustentabilidade.
No caso da COP26, isso não foi diferente. Vimos a exata oportunidade de mostrar, pela nossa comunicação, para que viemos, o que conquistamos até aqui e o que podemos fazer a mais nos próximos anos em termos de metas e compromissos. Na campanha para o evento deste ano, adotamos como mote “Será que a Braskem pode fazer mais pelo planeta? Sim, e vamos fazer!”, no qual comunicamos não apenas nossos objetivos, mas também iniciativas e soluções, de forma simples e próxima. Assim, compartilhamos com o mundo os caminhos trilhados pela empresa nos últimos anos, ilustrando, com resultados, que as iniciativas em prol da sustentabilidade que a Braskem tem exercido estão sendo efetivas e devem contribuir para um avanço ainda maior nos próximos anos. Ao mesmo tempo, nos comprometemos com a ideia de que é possível (e vamos!) fazer ainda mais pelo nosso planeta, exatamente como ouvimos todos os dias aqui dentro da Braskem.
Essa comunicação, mais empática, engajada e que apresenta fatos e dados concretos sobre o que estamos fazendo, é que nos permite estar mais próximos da sociedade, mostrando a ela o objetivo da empresa em ser protagonista nas iniciativas relativas à mitigação das mudanças climáticas.
A Braskem tem como ambição ser reconhecida mundialmente como uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável e tem como propósito melhorar a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico. Temos atuado com diretrizes que estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Nesse contexto, definimos como metas reduzir em 15% as emissões diretas de gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, que passam por ação de redução de emissões com foco em eficiência energética e o uso de energia renovável nas operações atuais, além da compensação de emissões com investimentos em químicos e polímeros de origem renovável.
Para conectar e promover o desenvolvimento sustentável em sua totalidade, anunciamos novos compromissos estruturados em macro-objetivos que se espelham em sete dimensões, presentes sempre em nossas atividades e comunicações (saúde e segurança, resultados financeiros e econômicos, eliminação de resíduos plásticos, combate às mudanças climáticas, ecoeficiência operacional, responsabilidade social e direitos humanos e inovação sustentável).
Para cada um deles, a empresa definiu metas e objetivos claros. Na frente da Eliminação de Resíduos Plásticos, por exemplo, temos a parceria com a Tecipar, empresa brasileira especializada em engenharia ambiental, que evitará que mais de 2 mil toneladas de resíduos plásticos domiciliares (cerca de 36 milhões de embalagens plásticas de polietileno e polipropileno) sejam despejadas anualmente no aterro sanitário de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. Também temos o investimento em uma linha de reciclagem com tecnologia alemã, fruto da parceria com a empresa Valoren, desenvolvedora e operadora de tecnologias para transformação de resíduos para produção de resina reciclada com alta qualidade.
Já na frente do combate às mudanças climáticas, desde 2010, a Braskem é pioneira e líder na produção global de biopolímeros. Nosso polietileno renovável, que integra a linha I’m green, foi o primeiro produto do portfólio, reforçado em 2018 com o lançamento do EVA de fonte renovável. Atualmente os produtos sob a marca I’m green podem ser de origem renovável (I’m green bio-based), reciclada (I’m green recycled) ou a mistura de ambos (I’m green bio-based & recycled). Por ser produzido a partir de matéria-prima renovável, o polietileno I’m green bio-based e o EVA I’m green bio-based, são capazes de absorver, durante o seu processo produtivo, gás carbônico da atmosfera contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas. Cada quilo de PE renovável absorve até 3,09 kg de CO2, enquanto que para cada quilo de EVA renovável produzido são absorvidas até 2,01 kg de CO2 da atmosfera.
Na Braskem, entendemos que o desenvolvimento sustentável exige também o envolvimento de todos os elos da cadeia de valor e da sociedade. Especificamente pensando no nosso negócio, acreditamos que a crescente demanda do consumidor por produtos sustentáveis é uma alavanca para incentivar a educação e capacitar a sociedade sobre o consumo consciente do plástico. Nesse sentido, construímos parcerias com foco em iniciativas para promover conteúdos educativos, que estimulem as novas gerações a estarem conosco em um caminho mais sustentável. Um bom exemplo é a parceria que temos com o Instituto Akatu para o desenvolvimento e atualização constante do Edukatu, primeira rede on-line de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade. O conteúdo disponível na plataforma trabalha consumo e pós consumo e é direcionado para estudantes e professores do Ensino Fundamental do Brasil inteiro.
Desenvolvemos, portanto, muitos trabalhos ligados à sustentabilidade – de curto, médio e longo prazo – e que vão da cadeia produtiva até o consumidor final, com o retorno dos resíduos sólidos para o início do processo. Diante disso, valorizar todas as iniciativas realizadas, criando metas cada vez mais ambiciosas e sabendo transmitir isso com base em fatos concretos, é um desafio. Um desafio que nos estimula a seguir em frente, com uma comunicação capaz de gerar valor ao nosso negócio e aumentar o engajamento em prol de um futuro melhor.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
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