23 de novembro de 2021

Comunicar em tempos de mudanças

###

Como a Energisa está protagonizando a transição energética no país

O setor de energia passa por grande transformação. A mudança da matriz energética global, com o abandono gradual dos combustíveis fósseis em favor das energias renováveis, como solar e eólica, é uma boa notícia para um mundo que vê aumentar a urgência em reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar os impactos das mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, como base desta construção de uma economia de baixo carbono, presenciamos novos comportamentos, criação de cognições e surgimento de mentalidades de como vemos e vivemos o mundo.

As grandes empresas de energia migraram do lugar reputacional de “fornecedoras commodities” ou “mercados estagnados” para o patamar de centralidade da agenda econômica global. Para os mais atentos, é mais do que isso: são peça fundamental da própria sobrevivência da humanidade.

Na Energisa, o desafio tem sido como conectar a empresa a esse contexto de mudanças e mostrar a todos os stakeholders o que está sendo feito na direção de liderar essa transformação, com uma linguagem unificada e impactando todos ao mesmo tempo.

Para a área de comunicação, o desafio é complexo. Uma comunicação eficiente deve levar em conta diversos atores: colaboradores, clientes, acionistas e a comunidade. Cada um exige um tipo de voz e linguagem. Antes, isso era resolvido com separação de canais. Hoje, é bem mais difícil garantir essa segregação – e talvez nem desejável –, uma vez que o fluxo de informações não é centralizado e possui fontes variadas. A comunicação precisa também, mais do que nunca, estar pautada em ações concretas. A narrativa é protagonista, mas somente se sustenta quando é o desenrolar de iniciativas que acontecem e transformam a vida real das pessoas. É a comunicação legitimada.

A empresa enxergou o papel estratégico da comunicação, que deixou de ser uma plataforma de divulgação de informações para atuar como agente de transformação cultural e promotor do desenvolvimento sustentável. Criamos uma jornada de transformação, baseada em ações estratégicas organizadas em multicanais e segmentadas entre os vários públicos que precisamos atender e nos relacionar. Algumas dessas ações ganharam um tom mais jornalístico, com objetivo de levar informação transparência aos clientes e à sociedade. Estamos falando do Portal Juntos, um hub de notícias sobre a atuação da Energisa nas comunidades em que atual, sobre o setor de energia, inovação, meio ambiente e transição energética.

O Portal Juntos é uma plataforma de posicionamento de marca que agrega conteúdos que estão na pauta da sociedade e dos formadores de opinião, e direciona as principais mensagens de valor da empresa. O objetivo é não apenas apresentar os projetos da companhia, mas também contribuir para o debate sobre as necessidades das comunidades onde atuamos, a economia de baixo carbono e o ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). Ao se apropriar da noção de comunicação 360º, o portal funciona como ponto de partida e destino único de conteúdo para stakeholders diferenciados.

Essa nova postura permitiu uma maior conexão com as grandes pautas que estão movendo o mundo. A COP26, Conferência do Clima da ONU realizada em novembro na Escócia, em que mais de 200 países assinaram um acordo histórico que cria o mercado de carbono global, contou com uma cobertura especial no portal, com equipe em campo. A Energisa também apresentou, durante evento organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no pavilhão brasileiro, duas iniciativas inovadoras de energia limpa: os projetos Ilumina Pantanal e Vila Restauração. O primeiro está universalizando eletricidade para mais de duas mil localidades, por meio de sistemas individuais de geração com placas solares, na maior planície alagável do mundo. Já o segundo levou uma usina fotovoltaica de sistema isolado em uma comunidade com cerca de 200 famílias no estado do Acre, quase na fronteira com o Peru.

As ações de comunicação também são legitimadas por posicionamentos institucionais, como a assinatura de uma carta endereçada ao presidente da COP26, Alok Sharma, liderada pelo Conselho Empresarial pelo Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pela qual mais de 100 grandes companhias com atuação no Brasil se comprometem a perseguir a meta de ser carbono zero até 2030. Ao estabelecer um objetivo público, a Energisa uniu discurso e prática. E, ao adotar uma linguagem mais informativa, a empresa é capaz de explorar a capilaridade das redes para construir uma comunicação integrada e de fácil assimilação. É com essa estratégia que a companhia pretende se tornar uma voz atuante nesses novos tempos, sem perder a identidade e gerando valor para todos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Daniele Salomão

Daniele Salomão é vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade do Grupo Energisa, a maior empresa privada de capital nacional do setor elétrico. Formada em Administração pela Universidade Federal do Ceará em 2001, e com especialização em finanças corporativas e MBA em gestão pela PUC-Rio, a executiva iniciou carreira no ramo de telecomunicações, na Oi. Ingressou na Energisa como gerente em 2007, com a missão de implantar a área de planejamento estratégico e gestão. Em 2013, assumiu a diretoria de Recursos Humanos, e em 2019 chegou ao C-level. Daniele é casada e tem dois filhos.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: