16 de novembro de 2023

Arteris lança Guia de Atuação para programas sociais

No ano passado, a companhia destinou R$ 5,6 milhões para iniciativas sociais que beneficiaram diretamente mais de 449 mil pessoas de São Paulo, Minas, Rio, Paraná e Santa Catarina

A Arteris, uma das maiores gestoras de rodovias do país, lançou recentemente o seu Guia de Atuação Social, um documento que reúne orientações e diretrizes para o apoio a ações e programas. O guia é público e pode ser acessado no site da companhia, principalmente por proponentes que buscam incentivo financeiro para tirar do papel seus projetos de impacto social positivo para as comunidades e regiões próximas às concessões rodoviárias sob gestão da companhia em cinco estados.

Seja por meio de recursos próprios da empresa ou por leis de incentivo fiscal, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e/ou os Fundos ligados à criança, ao adolescente e aos idosos, as propostas, exclusivas à pessoa jurídica, devem estar alinhadas aos temas e causas priorizadas pela Arteris, que são a valorização da vida, conscientização e humanização no trânsito, inovação e preservação e proteção ao meio ambiente.

O Guia de Atuação Social também busca dar transparência e evitar fraudes nos processos de gestão de doações e patrocínios, já que são conduzidos de acordo com a legislação vigente no país, pela Política Anticorrupção e pelo Código de Conduta da Arteris. O documento reforça o compromisso da Arteris em contribuir com uma sociedade cada vez melhor, igualitária e sustentável, e é apenas uma das iniciativas que permeiam as estratégias da Agenda ESG da empresa, principalmente ligado ao pilar da Governança, e que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

“Além de garantir viagens seguras e confortáveis, temos como compromisso ajudar a desenvolver social e economicamente as regiões onde atuamos. É por isso que, preferencialmente, buscamos destinar recursos, além dos previstos em lei, para criar, ajudar a desenvolver e dar sequência a projetos que, acima de tudo, valorizem a vida, o que inclui proporcionar uma vida digna às pessoas” explica Christiana Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris.

Mais de 449 mil pessoas beneficiadas

Entre os anos de 2020 e 2022, a Arteris destinou um total de R$ 5,6 milhões para 55 projetos sociais próprios e incentivados por meio de leis fiscais para a população de São Paulo, Minas, Paraná, Rio e Santa Catarina. Ao todo, em 2022, essas ações beneficiaram 449,6 mil pessoas em atividades voltadas predominantemente nas áreas de cultura, esporte e saúde, e da promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e idosos.

O Guri é um exemplo de incentivo e parceria da Arteris. O programa, do Governo do Estado de São Paulo, é gerido pela Santa Marcelina Cultura, que atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes por ano, em 384 polos de ensino, localizados em 282 cidades do Estado de São Paulo. Desde a criação do Guri, em 1995, já foram atendidas cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes.

“O Guri já é parceiro da Arteris há nove anos. Juntos, além das atividades de formação musical para cerca de 845 alunas e alunos do programa, promovemos o desenvolvimento humano dessas crianças, adolescentes e jovens por meio de oficinas socioeducativas com temáticas de educação e cidadania. Entre essas ações, destaco a de humanização e atenção no trânsito que realizamos em 2023. O Guia de Atuação Social da companhia é uma ferramenta importante, pois evidencia que estamos em sinergia e caminhando juntos no desenvolvimento e engajamento das comunidades onde atuamos. Por tudo isso, agradecemos à Arteris pelo apoio na formação das alunas e alunos do Guri por todo o Estado de São Paulo”, comenta Paulo Zuben, Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura.

No Guri, é por meio de atividades lúdicas e práticas que os alunos dão seus primeiros passos no mundo musical, inclusive por meio do estudo coletivo de canto ou instrumento, coral, prática de conjunto e teoria musical. Com isso, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social não apenas para seus alunos e alunas, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

  • COMPARTILHAR: