Arquitetos da Vila, Revolusolar e Se Vira, Mulher! são destaques do Lab Habitação: Inovação e Moradia
Para fortalecer soluções de impacto social que têm ajudado a tornar as moradias de milhares de brasileiros mais salubres, dignas e confortáveis, a Artemisia e Gerdau, empresa associada da Aberje, criaram o Lab Habitação: Inovação e Moradia.
Em sua segunda edição, o programa de aceleração de curto prazo potencializou a atuação de empreendedores responsáveis por 14 soluções inovadoras no setor de habitação. Ao longo do processo de cinco semanas, Arquitetos da Vila, Revolusolar e Se Vira, Mulher! – empresas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente – se destacaram e receberam um capital-semente para apoiar o aprimoramento das soluções. A iniciativa, que avaliou mais de 490 iniciativas do setor, contou com a parceria da Votorantim Cimentos, também associada da Aberje, e ainda do Instituto Vedacit e Tigre além de apoio da CAIXA e CAU/BR.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o sonho de contribuir para que os brasileiros possam viver com dignidade e poder de escolha passa pelo apoio à novas iniciativas empreendedoras no setor de habitação. “Quando analisamos os componentes que formam uma vida digna e segura, a questão habitacional se mostra intrinsecamente ligada à qualidade de vida e à saúde da população. É urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Transformar a habitação insalubre ou irregular em um ambiente seguro, digno, confortável e saudável representa uma faísca de transformação, que impacta positivamente em pessoas, famílias e na cidade como um todo”, afirma a executiva, acrescentando que para analisar os desafios da habitação no Brasil – que afetam a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica – e apontar quais seriam as oportunidades para empreender para gerar impacto positivo nessa temática, a organização lançou este ano uma análise setorial. “Vemos que os negócios que são destaque dessa aceleração se enquadram em três das oportunidades detectadas pela Tese de Impacto Social em Habitação”, finaliza.
De acordo com Marcos Faraco, diretor-executivo da Gerdau Aços Brasil, os resultados da segunda edição do programa reforçaram a convicção de que negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para população de baixa renda no país. “Os negócios que mais se destacaram – Arquitetos da Vila, Se Vira, Mulher! e Revolusolar – mostram a importância de iniciativas empreendedoras e trazem modelos de negócio disruptivos, focados na transformação em diferentes temas do dia a dia da população brasileira”, afirma.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasPaulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicaçãoThais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação Financeira