ArcelorMittal renova patrocínio ao Museu do Amanhã
A ArcelorMittal, líder em aços no Brasil, anunciou nesta semana a renovação do patrocínio ao Museu do Amanhã, uma das principais referências culturais do Brasil. A empresa vai investir R$ 2 milhões no museu ao longo de 2024, para apoiar novos projetos e ações já em andamento, além da manutenção do espaço.
A renovação do acordo de patrocínio, agora com recursos próprios da empresa, coincide com a comemoração dos 8 anos do Museu do Amanhã, neste domingo, 17 de dezembro. Durante todo o fim de semana, nos dias 16 e 17, o museu vai realizar diversas ações de aprendizado e diversão, incluídas no projeto “Brincar é Ciência”, já patrocinado pela ArcelorMittal. O projeto traz uma série de atividades gratuitas destinadas a várias faixas etárias (de 0 a 11 anos) e a toda família.
Dentre as ações do dia 16, haverá uma edição especial do “Rolê STEAM”, no espaço Observatório, com atividades voltadas à interseção de ciências, tecnologia, engenharias, artes e matemática. Além disso, a comemoração planeja o circuito “Experimentações do Brincar: Memórias da Terra”, uma visita à área externa do museu, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a proteção das florestas e do meio ambiente.
Já no dia 17, o Museu do Amanhã promove uma oficina com técnicas artesanais para criar pigmentos naturais, no programa “Experimentações do Brincar”; e uma sessão de experimentação sensorial para bebês, no programa “Pequenos Terráqueos”. Também haverá roda de contação de histórias e cantigas da mitologia afro-brasileira, no programa “Amanhã de Histórias”.
“A parceria entre a ArcelorMittal e o Museu do Amanhã reforça o nosso compromisso de cuidar das pessoas e do meio ambiente. O Museu do Amanhã é um dos espaços mais visitados do Brasil e acreditamos em iniciativas transformadoras como esta, que contribuem efetivamente para o enfrentamento dos desafios atuais e futuros e para o desenvolvimento sustentável do planeta”, afirma Marina Guimarães Soares, Diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil.
“Renovar esta aliança com a ArcelorMittal é motivo de orgulho e muito entusiasmo para nós, do Museu do Amanhã. A empresa conjuga os nossos valores e, assim como nós, acredita em futuros mais justos, inclusivos e inovadores como possíveis. Esta conexão, juntamente com outros apoiadores, possibilita ao Museu do Amanhã seguir firme em sua proposta de promover valores como sustentabilidade, convivência e democratização do acesso à cultura e à educação”, destaca Julianna Guimarães, Diretora de Negócios e Parcerias do IDG. A assinatura do novo acordo será realizada em janeiro de 2024.
Projetos patrocinados
Desde janeiro de 2022, data de início do patrocínio, a ArcelorMittal já investiu R$ 6,5 milhões no Museu do Amanhã, por meio da Fundação ArcelorMittal, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Dentre os projetos, um dos pontos altos é o “Ampliando Horizontes”, em que a empresa instalou três lunetas de 55 quilos no píer Mauá, ao lado do museu. Adaptados para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, os equipamentos possibilitam observar em detalhes alguns monumentos do Rio, como a ponte Rio-Niterói e a roda-gigante Yup Star. Ambas as obras contam com aço proveniente da empresa – somente para a roda-gigante, a maior da América Latina, foram fornecidas 60 toneladas.
Destaque também ao patrocínio do projeto “Role STEAM” (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharias, arte e matemática). Voltada a crianças de 7 a 12 anos, a atividade se conecta aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nos encontros, em uma média de 10 por ano, o Museu do Amanhã promove a abordagem de temas como matrizes energéticas, sistema solar, biodiversidade, biomas brasileiros e ancestralidade e tecnologia.
A ArcelorMittal ainda patrocinou o “Festival Revide!”, realizado no próprio museu, com foco nos visitantes, que debate a emergência climática por meio de estratégias afirmativas e regenerativas. O evento contemplou diversas atrações, com participação de empreendedores e feira de produtos sustentáveis. Somente na edição de 2022, mais de 40 mil pessoas foram impactadas.
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura