Analisa Brum fala sobre como manter os colaboradores engajados em meio à crise
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/35751/happyhouse-analisabrum-470x300.jpg)
A pandemia do coronavírus gerou grande impacto em empresas de todos os portes e muitas precisaram desenvolver estratégias para manter seus colaboradores engajados em meio a um novo cenário de incertezas. É o caso de organizações como JBS, GOL, Yara Fertilizantes, Metrô Rio e CMPC Brasil, que mantiveram parte de suas equipes atuando em áreas operacionais para que produtos e serviços essenciais não parassem de ser fornecidos.
Para enfrentar esse desafio, mais do que informar sobre o posicionamento da empresa e as medidas que seriam adotadas, as lideranças foram chamadas a utilizar todos os canais de comunicação interna para manter seus times unidos, ainda que a distância, e reforçar a importância do trabalho daqueles que permaneceram na linha de frente das operações.
“Para aqueles que estão trabalhando em casa, o desafio é engajá-los de forma que mantenham o nível de qualidade e produtividade”, destaca Analisa de Medeiros Brum, diretora da agência de Endomarketing HappyHouse – associada da Aberje. Nessas situações, a recomendação é que o líder se mantenha em contato frequente com os colaboradores mesmo que por meio de mensagens.
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2020/04/happyhouse-analisabrum.jpg)
Em relação ao grupo que segue atuando na empresa, é necessário mantê-lo motivado e reconhecer a contribuição dele para a sociedade. “Tivemos clientes que gravaram vídeos com o agradecimento do diretor-geral, para que fossem enviados por e-mail e exibidos em televisões internas. Ações de reconhecimento como essa são fundamentais”, destaca Analisa.
MATERIAIS GRATUITOS – Além de apoiar seus clientes na definição e execução dessas estratégias, a HappyHouse também disponibilizou materiais gratuitos que podem ser utilizados por qualquer empresa para ajudar na comunicação com seus colaboradores.
São dois kits: um voltado a informar sobre o coronavírus e os cuidados que devem ser tomados; e outro com orientações práticas e instrumentos para as áreas de Recursos Humanos adotarem as atitudes mais eficientes junto ao seu público interno.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires