Água Legal, da Sabesp, regulariza ligações e garante saúde para a população

O Programa Água Legal é uma iniciativa da Sabesp – instituição associada da Aberje – para regularização de ligações de água em regiões de alta vulnerabilidade social, onde moradores são normalmente abastecidos de modo precário por tubulações improvisadas e sujeitas à contaminação. O propósito é levar saúde e qualidade de vida para a população, bem como a preservação dos recursos hídricos, além de promover a sustentabilidade urbana.
Desde a implantação do programa, em 2017, foram realizadas mais de 95 mil ligações de água, beneficiando cerca de 335 mil pessoas moradoras da região metropolitana de São Paulo, a um investimento de R$ 117 milhões. Além do benefício social, este programa também contribui com as questões ambientais. Mais de 20 bilhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados desde o início do Programa.
Nos próximos cinco anos, a previsão é de que mais de 700 mil pessoas sejam beneficiadas com a execução de 190 mil ligações. “O serviço de abastecimento de água prestado pela Sabesp é muito bom. Está de parabéns, é nota 10. Antes a ligação era clandestina e vivia estourando, tinha que tomar banho de caneca. Hoje está bem melhor”, diz Valdemar Rodrigues da Silva, 85 anos, aposentado e ex-balconista. Ele vive com esposa, Antonia, de 50 anos, no bairro Pq. Novo Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, e com o filho de 16 anos. Receberam a ligação de água do programa Água Legal há pouco mais de seis meses. Com a regularização, os novos clientes passam a ser incluídos na tarifa social da companhia, que hoje é de R$ 8,88 para residências que consumam até 10 mil litros por mês, ou 34% da tarifa normal.
A população atendida passa a ter disponibilidade de água potável com regularidade e sem riscos de contaminação. Além disso, as famílias passam a possuir um comprovante de residência que se reflete em resgate da cidadania e acesso a crédito.
Já a Sabesp é responsável também por realizar atividades socioeducativas com a comunidade. Para isso, são realizados jogos interativos de educação ambiental e parcerias com as escolas para colocar o tema da “perda de água” em discussão.
O programa será alavancado com financiamento do Banco Mundial, junto a outras ações da Companhia, no valor total de 73 milhões de dólares.
Destaques
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
- Page Spring Seminar 2025 apresenta insights para comunicadores em um mundo instável
- Plataforma de Comunicação do Pacto Global se reúne em seu primeiro encontro de 2025
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!