Ação Integrada lança resultados de pesquisa sobre comunicação interna sob o olhar da média liderança

O que pensam? De que informações se alimentam? E como se comunicam? Descubra as principais percepções de gerentes de área, coordenadores e supervisores sobre a comunicação interna de suas empresas.
Estudos apontam que as estratégias empresariais são bem-sucedidas quando os líderes são envolvidos previamente e conseguem criar um fluxo de comunicação ágil e claro com os seus colaboradores para atingirem os resultados esperados.

Na Pesquisas de Tendências em Comunicação Interna, realizada em 2018, é destaque o desejo das áreas de Comunicação apoiarem as médias lideranças a serem os principais interlocutores e porta-vozes da empresa junto aos colaboradores. Mas qual é a percepção desse público diante dos processos de comunicação interna das suas empresas?
A 2ª Pesquisa Nacional de Comunicação com a Média Liderança, realizada pela Ação Integrada, agência associada da Aberje, analisa a visão dos entrevistados sobre sua importância em relação a comunicação com os colaboradores, os principais canais de informação, a frequência e relevância ideal dos comunicados, entre outras questões.
Foram entrevistados mais de 1200 coordenadores, supervisores e gerentes de empresas de diversos portes e segmentos do Brasil. É possível conferir aqui alguns principais achados. Com a palavra, a média liderança:
Importância e atuação como interlocutores
- 71% da média liderança atribui a si mesma o papel de principal fonte de informação na empresa.
- Nas respostas espontâneas (perguntas abertas), 58% dos participantes disseram que o seu papel no processo de comunicação da empresa é ser multiplicador.
- 87% afirma que as informações compartilhadas por eles são as mais lembradas por seus colaboradores.
- 65% dos entrevistados apontam a confiança como a principal característica que a sua empresa valoriza na relação gestor-colaborador, seguida de resultado (56%) e respeito (55%).
Principais canais de comunicação
- O principal canal de comunicação com esse líder é o e-mail. 96% diz ler sempre ou na maioria das vezes os e-mails que recebem, seguido por mural (69%), intranet (61%) e aplicativo (53%).
- 45% preferem o e-mail para receber informações que precisam ser desdobradas para sua equipe, contra 20%, que preferem que venham pelo superior imediato.
Qualidade e frequência das informações que recebem
- 85% dos pesquisados acreditam que as informações são relevantes e úteis ao seu trabalho do dia a dia e 75% consideram o volume recebido adequado.
- 75% considera que estão claras quais informações precisam ser repassadas para a equipe.
- 45% considera que a frequência ideal para receber as informações que devem ser desdobradas à sua equipe é semanal e 44% prefere recebê-las diariamente.
- O que mais prejudica o desdobramento para a equipe é a informação chegar em cima da hora (56%), sendo também citada nas respostas espontâneas como a principal sugestão de melhoria (47%) no processo de comunicação da empresa com os colaboradores.
Mesmo com tanta tecnologia e inovação surgindo a cada instante, acreditamos que o principal fator para a transformação das pessoas continua sendo a interação humana. Sendo assim, os médios líderes precisam ser apoiados com informação acessível, com antecedência, clareza e processo adequado e padronizado para exercerem o seu papel de líder comunicador nas organizações.
COMENTÁRIOS:
Notícias Aberje
- Comunicadores dos comitês temáticos se reúnem na Aberje para troca de aprendizados; veja tudo o que rolou no ano
- “O Brasil tem tudo para ser a maior potência mundial”, afirma o empresário português Miguel Setas
- COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima
- Encontro especial reúne membros do Capítulo Rio Grande do Sul para uma conversa sobre comunicação e agro
- “O Brasil é o país que mais reduziu emissões de carbono em 2023”, afirma o presidente do Ibama, que participa da COP 28 em Dubai
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Os Lugares de Memória são Lugares ExtraordináriosPatricia Santana de Oliveira Inteligência Artificial Generativa: inimiga ou aliada?Juliana Neiva Planejar é melhor que remediarCarlos Parente Aberje na COP28: Entre outros destaques, COP28 tem dia dedicado aos povos indígenas e ênfase na eliminação do uso de combustíveis fósseisCarlos Parente Aberje na COP28: Em meio a diversas negociações e painéis na COP28, é divulgada projeção recorde de emissões por combustíveis fósseis em 2023
Um comentário em “Ação Integrada lança resultados de pesquisa sobre comunicação interna sob o olhar da média liderança”