Aberje recebe encontro da Jornada Galápagos, curso gratuito para jornalistas de todo o Brasil, no dia 2 de agosto
Trinta jovens jornalistas e produtores de conteúdo de 18 estados brasileiros vivendo uma experiência única em São Paulo, com tudo pago, por 12 dias, nas sedes paulistanas de algumas das maiores empresas do país. Trata-se da Jornada Galápagos de Jornalismo, iniciativa da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.
São mais de 80 horas de conteúdo, divididas em masterclasses, painéis e entrevistas com palestrantes renomados em suas áreas de atuação, como Renata Lo Prete, Chico Felitti, Natuza Neri, Branca Viana, Luiza Helena Trajano, Conrado Corsalette, Cecília Oliveira, Ricardo Sales (CEO do Mais Diversidade), Carlo Pereira (CEO do Pacto Global da ONU no Brasil), entre outros. A temática desta edição é “As práticas de ESG na comunicação”. É possível conferir a grade completa aqui.
A Aberje é uma das patrocinadoras da Jornada Galápagos 2023 e sediará um dos encontros da Jornada, na próxima quarta-feira, dia 02 de agosto. Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, é um dos convidados e falará sobre o mercado e oportunidades de carreira na Comunicação Corporativa. Natália de Campos Tamura, consultora especializada em comunicação para sustentabilidade, curadora do Blog Agenda 2030 do Pacto Global e do Programa Avançado de Comunicação para Sustentabilidade e ESG da Escola Aberje, também falará com os alunos da Jornada, com uma palestra sobre economia circular. Além disso, também participarão do encontro Izabella Camargo, criadora da Produtividade Sustentável; Silvia Chakian, promotora de justiça e colunista da revista Marie Claire; Bárbara Libórdio, diretora de conteúdo do site AzMina; Maíra Liguori, jornalista e fundadora Think Olga/Think Eva; Semayat Oliveira, jornalista e co-fundadora do site Nós Mulheres da Periferia; Ravi Spreizner, coordenador de redes sociais da Agência Pública; e Julio Raimundo, diretor de novos negócios da Suzano. Confira a programação do dia aqui.
A Jornada Galápagos de Jornalismo é uma ação da Galápagos Newsmaking que consiste em um curso gratuito de capacitação de comunicação com os principais nomes do jornalismo e empresas de tecnologia para formar uma rede de 200 colaboradores em cidades brasileiras. Neste ano, foram selecionados 30 jovens jornalistas e produtores de conteúdo brasileiros que estarão presencialmente na capital paulista por doze dias visitando a sede de grandes empresas, com tudo pago por patrocinadores como Smiles, Ambev, Itaú Unibanco, Grupo Boticário, Magalu, Engie, Suzano e Aberje e apoiadores como Google News Initiative, Spotify, Pacto Global, Mais Diversidade, revista piaui, Airbnb e Lady Driver.
Nesta edição, foram 1223 inscritos de 26 estados. A primeira etapa selecionou 200 candidatos, que passaram por uma entrevista com o time da Galápagos, remotamente ou presencial. Destes 200, trinta foram escolhidos e convidados a embarcar nessa iniciativa sem igual no Brasil. O critério de seleção é interseccional, ou seja, leva em conta dois ou mais fatores sociais que definem uma pessoa. Na avaliação dos inscritos, são considerados gênero (incluindo pessoas LGBTQIAP+), classe, raça e região do país, para formação de um grupo diverso e inclusivo. Entre o grupo de 30 pessoas da edição 2023 (22 pessoas são LGBT+); 56,7% são pretos ou pardos e 6,7% indígenas.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte