Aberje manifesta-se contra vídeo misógino que culpa funcionárias por acidente em obras do Metrô

Após consulta de seus órgãos de governança e sua direção, a Aberje publica a seguinte nota:
A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, enquanto organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária, manifesta-se enfaticamente contra o vídeo que circula em redes sociais sugerindo a correlação da atuação de profissionais mulheres e o acidente ocorrido nas obras do Metrô em São Paulo.
O material é uma clara manipulação para a produção de uma notícia falsa – a conclusão mentirosa e preconceituosa de que a culpa do acidente é das profissionais mulheres. É este tipo de ação que a “Aliança Aberje de Combate às Fake News – Movimento Empresarial contra a Desinformação”, iniciativa lançada em 2021 pela associação, visa combater.
Além disso, o vídeo incentiva o discurso de ódio e violência contra as mulheres. O meio empresarial brasileiro tem tido avanços importantes na pauta de igualdade de gênero, e retrocessos no entendimento sobre a atuação das mulheres em qualquer setor e cargo profissional não serão aceitos pela sociedade civil.
Neste contexto, a comunicação corporativa tem um papel fundamental no combate à misoginia, aos preconceitos e estereótipos, e na promoção de valores de respeito e equidade de gênero.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmosPablo Assolini IA não resolve tudo: não dá para automatizar a relevânciaLeandro Bornacki Dados: sabemos que são essenciais, mas sabemos usá-los?