Nova série de podcast da Aberje fala sobre emoções a partir da filosofia, psicologia e comunicação
O programa multimídia Na Ordem do Dia trata de temas abrangentes que impactam a sociedade e as organizações, nesta temporada chega em formato podcast para falar sobre paixões e emoções
Você já parou para pensar que ninguém aprende a sentir? O ser humano já nasce programado para reagir a estímulos e a interagir com os outros por meio das paixões e dos afetos. E se ninguém aprendeu a sentir, é preciso saber como lidar com tanta emoção – afinal, não há um botão para desligar os sentimentos ao entrar no ambiente do trabalho, por exemplo.
Este é o tema da nova série Na Ordem do Dia da Aberje, lançado no dia 21 de outubro e disponível nos principais tocadores. Ao todo, serão seis episódios, sempre às quintas-feiras. O Na Ordem do Dia é um projeto multimídia, que surgiu em 2019 para tratar de questões complexas que afetam o ambiente das organizações e para dar repertório aos profissionais de comunicação. O programa já tratou sobre liberalismo, e, no contexto da pandemia, discutiu direitos individuais e instituições científicas. Nesta temporada, o NOD chega em formato podcast para abordar o tema das paixões e emoções, a partir da lente da filosofia, da psicanálise e da comunicação.
Para o diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP, Paulo Nassar, o podcast é uma inovação assentada sobre uma boa tradição da Aberje, a de trabalhar a Comunicação e as suas interfaces. “Devido à importância das atuais questões empresariais, principalmente naquilo que impacta as pessoas, as comunidades, além dos ambientes em suas dimensões naturais, econômicas, políticas, comportamentais, dentre outras, o comunicador tem que produzir uma comunicação culta, alinhada com o que tem de melhor na técnica e também nos aspectos éticos e estéticos. O NOD vem com o objetivo de formar e fortalecer um comunicador culto e progressista, que entende e avalia o que deve ser conservado e o que deve ser mudado. Nada melhor do que lançar o NOD com uma discussão iluminista sobre as raízes das emoções, daquilo que sentimos”, ressalta.
>Os episódios são conduzidos pela jornalista e roteirista Natália Sousa, criadora do podcast “Para Dar Nome às Coisas”, e contam com entrevistas das especialistas Cynthia Provedel, comunicadora e professora da Escola Aberje de Comunicação, estudiosa das emoções desde o seu mestrado e com formação em andamento em Gestão das Emoções nas Organizações pela Faculdade Albert Einstein; Janaína Namba, professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorado pela UFSCar na área de Filosofia da Psicanálise e Antropologia; e de Maria Isabel Limongi, professora de filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Idealizado pelo diretor-geral da Aberje Hamilton dos Santos e pelo pesquisador da Aberje, Leonardo Paes Müller, o podcast conta com curadoria do professor Pedro Pimenta, professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP.
O primeiro episódio, intitulado “Paixões e Emoções: como entender o que sentimos?, pode ser ouvido aqui.
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura