PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de maio de 2021

Aberje lança movimento empresarial de combate às fake news

Iniciativa surge do LiderCom, grupo que reúne as lideranças de comunicação empresarial do Brasil
Redação Portal Aberje

    Selecione um idioma

  • POR
  • ENG
  • ESP
 
  • COMPARTILHAR:

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) lança a primeira iniciativa coletiva do setor empresarial para o combate às fake news e à desinformação no país, uma iniciativa do LiderCom, grupo da entidade que reúne diretores e vice-presidentes de comunicação das principais organizações brasileiras. O objetivo, em um primeiro momento, é resolver uma das principais condições que fazem prosperar as notícias falsas na sociedade: a educação midiática. 

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 27 países, os brasileiros são os campeões mundiais no crédito a notícias falsas. Nada menos do que 62% dos cidadãos reconheceram já terem acreditado em uma reportagem enganosa. Para se ter uma ideia, a média mundial é de 48%. “Percebe-se como é importante alertar e capacitar as pessoas a perceberem a desinformação”, explica Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). “Sabemos que o setor de comunicação empresarial tem um importante papel social nisso”, complementa.

Dentro do âmbito da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês), a Aberje convoca as lideranças de comunicação das empresas associadas a capacitarem seus empregados – e demais stakeholders das organizações – em educação midiática e, dessa forma, fazer deles, além de pessoas mais adversas a fake news, agentes multiplicadores no combate à desinformação. A ideia é que ao tornar as organizações mais imunes a notícias falsas, a sociedade como um todo se torne igualmente mais imunizada. 

De acordo com estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, o custo anual com as fakes news no mundo atinge US$ 78 bilhões, sobretudo em razão de fraudes no mercado financeiro, desinformação médica, manipulação de pleitos eleitorais, vazamento de dados e invasões cibernéticas. “O momento pede uma ação urgente para debelar um fenômeno que compromete as bases da sociedade”, avisa Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.  

Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”, a iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.  Nas redes sociais, a hashtag da Aliança é  #JuntosContraFakeNews.

Para mais informações, acesse a página da Aliança, que será atualizada com o desenvolvimento da campanha: https://www.aberje.com.br/alianca-aberje 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.