Aberje abre inscrições para interessados em integrar os Comitês de Estudos Temáticos 2021
18 de janeiro de 2021
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Associação receberá candidaturas até o dia 18 de fevereiro

A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial dá início às inscrições para os interessados em fazer parte dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos de 2021. O ingresso depende de auto-candidatura e submissão ao processo seletivo (regras no regulamento disponível em www.aberje.com.br/comites) e do compromisso da presença nas reuniões mensais que se estenderão até o final do ano. As candidaturas devem ser feitas até às 12h do dia 18 de fevereiro.

Cada comitê constitui-se de um grupo fixo anual de profissionais nomeados por organizações integrantes da base associativa da entidade e é composto por no mínimo 15 e no máximo 25 membros-titulares. Os integrantes devem se reunir de forma presencial ou remota com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar ou gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto identificado como de interesse. Os temas dos comitês escolhidos em votação junto aos associados no final de dezembro de 2020, e por maioria simples, são: Comunicação Digital com Empregados; Comunicação e Relacionamento com Mídias e Influenciadores; Comunicação e Relações Institucionais e Comunicação e Estratégia em ESG. 

Rodrigo Cogo, gerente de Desenvolvimento Associativo da Aberje e responsável interno pelos comitês – ao lado de Thalita Dominato, coordenadora da área – comenta que há diversas formas de aprendizagem e de compartilhamento de conhecimento na entidade. “Os comitês funcionam como grupos de estudos, com um compromisso de presença ativa e atenta, trazendo como legado a consolidação de temas ou ao menos o apontamento das melhores tendências. Como ambiente mais exclusivo e com grupo fixo, acaba trazendo uma certa intimidade entre os membros para discutir todos os pontos-de-vista e fazer isso não só sob o prisma do sucesso”.

Cogo ressalta que os comitês se afastam da ideia de informalidade porque eles exigem a disponibilidade da discussão e da reflexão e há controle de faltas. “Não queremos aqui plateias passivas e silenciosas, câmeras desligadas e qualquer simulacro de participação, como por vezes se tem no ambiente online. O caráter totalmente deliberativo requisita profissionais com capacidade de argumentação e com inquietude e humildade para aprender sempre”, manifesta. “A responsabilidade sobre cada comitê dar certo e ser considerado efetivo é de todos os integrantes, que escolhem temas, focos, palestrantes, duração. A Aberje e os coordenadores, que este ano foram escolhidos dentre os instrutores da Escola Aberje de Comunicação, atuam como estimuladores e intermediadores do processo de troca”, explica. Os coordenadores já confirmados são Vivian Rio Stela (Comunicação Digital com Empregados), Luiz Chinan (Comunicação com Mídia e Influenciadores), Agatha Paraventi (Comunicação e Relações Institucionais) e Natalia Tamura (Comunicação e Estratégia em ESG).

 

Requisitos para candidatura

Os interessados em se candidatar em um dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos na temporada 2021 devem cumprir os seguintes critérios, seja para titular ou para suplente: a) ser membro da equipe formal de organização associada à Aberje; b) deter status hierárquico de especialista, chefe, supervisor, coordenador, gerente, diretor ou nomenclatura assemelhada e/ou superior para organizações consideradas “contratantes”, ou status de gerente, diretor, sócio-proprietário, CEO ou nomenclatura assemelhada e/ou superior para organizações consideradas “fornecedoras de comunicação”; c) ser profissional preferencialmente da área-foco do comitê onde apresenta candidatura, manifestado preferencial e nominalmente pelo título do cargo, pelo escopo do trabalho na estrutura funcional e/ou pelo reporte estrutural mantido em sua estrutura organizacional; e d) enviar o formulário de candidatura no prazo requisitado (importante ver todos os detalhes no regulamento). 

A nominata dos selecionados será divulgada no dia 26 de fevereiro nos canais da entidade e também em mensagem privada individual por e-mail. O início das reuniões, conforme cronograma individual já exposto no regulamento, acontece em março, com duração de 1h30min cada em ambiente online ou presencial, sujeito às determinações das autoridades sanitárias da cidade e estado de São Paulo.

Após instituídos, na primeira reunião de cada comitê será eleito um vice-coordenador dentre os integrantes selecionados. Qualquer dúvida pode ser equacionada no link www.aberje.com.br/comites ou encaminhada diretamente para o e-mail comites@aberje.com.br.

Acesse o Regulamento Oficial 2021 aqui

 
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