A Felicidade no Trabalho é tema do podcast desta semana, com o filósofo Renato Janine
30 de novembro de 2020
  • English

Podcast FalAção traz o ex-Ministro e professor de filosofia Renato Janine Ribeiro para refletir sobre as implicações da pandemia no bem-estar das pessoas

Nesta semana, o podcast convidou Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação e professor titular de Ética e Filosofia Política da USP para analisar as implicações do contexto pandêmico no bem-estar e na felicidade das pessoas. Essa questão está ligada a diversos outros temas tratados no FalAção ao longo do ano e gera reflexões que levam a melhores práticas de comunicação. 

No episódio, o professor Janine, que também é membro do Conselho Consultivo da Aberje, ressalta que a felicidade contrasta com a ideia de prazer e que para a maioria das pessoas, trabalho e felicidade são coisas antônimas, já que trabalhar está muito associado ao sofrimento. “As pessoas confundem felicidade e prazer. A felicidade é duradoura, tem a ver com a estabilidade interna e o prazer é momentâneo”, explica. “Existem dois tipos de trabalho: o que traz realização pessoal e outro que é o meio de se ganhar dinheiro para se conseguir algo que traga essa realização pessoal”, pondera.

No contexto da pandemia, muitos encontraram novos paradigmas para a felicidade durante o home office. Para Janine, é crucial saber separar o tempo do trabalho do lazer/privacidade para o equilíbrio da saúde mental. “Desligar é difícil, mas não é preciso estar conectado 24 horas por dia. A privacidade deve ser preservada”, frisa.

Outro ponto destacado pelo professor é a preparação para o pós-pandemia no sentido de que as organizações devem abrir a escuta por meio de perguntas do tipo: pelo que vc passou? Quais foram as suas dificuldades? O que você aprendeu? “Não se abre espaço para uma conversa, para as pessoas falarem de seus sentimentos. É importante irmos simulando o futuro neste momento”, recomenda.

Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.

O FalAção quer ouvir você! Mande um e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que tem vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!

O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.

Ouça aqui

Spotify

https://open.spotify.com/episode/5zfNcAfTNd1Pf244xEMaRm

Apple Podcast

https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930

Google Podcasts

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==

Deezer

https://www.deezer.com/br/show/974792

Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *