O prejuízo de Mariana

Qual foi o prejuízo causado pelo rompimento da barragem em Mariana? Quase seis meses após o que está sendo chamado de “a maior tragédia ambiental do mundo”, a Terra Brasis Resseguros lançou um report que tenta contabilizar o prejuízo financeiro decorrente do acidente. Segundo o documento, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 26,3 bilhões, e somente R$ 2,3 bilhões estariam cobertos por seguros.
Ou seja, menos de 10% do total do prejuízo será ressarcido por seguro. O restante deverá ser bancado pela Samarco e por suas controladoras, a Vale e a BHP. A Vale, após o ocorrido, viu suas ações sofrerem uma forte queda, chegando ao menor patamar em dez anos. Ainda assim, a empresa promete pagar todos os credores e reverter todos os danos causados. É esperar para ver.
De minha parte, torço para que as empresas consigam sair dessa. E torço ainda mais para que todas as empresas que trabalham com atividades diretamente ligadas ao meio ambiente tenham aprendido a dura lição de que os mapeamentos de riscos não contemplam a totalidade das possibilidades. A natureza sabe apresentar a sua conta, quando desrespeitada.
Quem tiver curiosidade em ver o relatório completo, CLIQUE AQUI.
Para ver a primeira edição da Revista da Reputação, cujas matérias de capa falaram sobre Mariana, CLIQUE AQUI.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil




































