PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa história
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatório 2025
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcast FalAção
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Trends
  • Escola Aberje
  • Reconhecimento
    • Prêmio Aberje
    • 20 Comunicadores para Seguir
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de setembro de 2015

6 pequenos exercícios para mudar o mundo

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

por Carlos Padeiro

 

O painel “Comunicar para transformar”, realizado pela BASF em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) no dia 21 de agosto, em São Paulo, foi um espaço de reflexão sobre pequenas atitudes que podem melhorar o mundo. O painel fez parte do evento de comemoração de 150 anos da multinacional.

A vice-presidente Global de Relações Institucionais da BASF Elisabeth Schick, o Diretor-Presidente da Aberje e Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Paulo Nassar, o editor-chefe da Editora Abril e da National Geographic Matthew Shirts, o Diretor Presidente do Instituto Akatu Helio Mattar, o jornalista e criador do site Catraca Livre Gilberto Dimenstein e o cofundador do Educ-ação e Movimento Entusiasmo André Gravatá conversaram sobre soluções para tornar nossa sociedade mais sustentável. Veja uma pequena lista de suas ponderações:

 

1. Não critique apenas; mostre a solução.

Um dos pontos debatidos durante o encontro é o hábito do ser humano (e a grande imprensa brasileira contribui para isso) de mostrar apenas o lado negativo dos acontecimentos. O lado positivo deve ser enaltecido para servir de fonte de inspiração.

2. Todos somos criadores. Não podemos esquecer o poder de transformação que temos em mãos.

A solução não está em apenas uma pessoa. Compartilhar responsabilidades deve ser uma virtude dos seres humanos. Educar é nossa responsabilidade, e devemos nos engajar nisso.

3. Crie intimidade. Assim é possível compreender as diferenças.

Uma forma de superar a intolerância é fomentar relações mais próximas entre as pessoas. Momentos de escuta e de troca são imprescindíveis para isso e aprimoram a sensibilidade. As ideias não devem ser impostas. As pessoas respeitam e valorizam as diferenças quando conhecem seus semelhantes.   

4. A química da vida está nos verbos.

Gilberto Dimenstein brincou com as palavras ao dizer, no evento da companhia cujo slogan é “we create chemistry”, que “a química da vida está nos verbos”. O jornalista citou a passagem bíblica “no princípio era o Verbo (…) E o Verbo se fez carne”. É do verbo, da palavra, que se possibilita a criação. E para estimular o contato e a comunicação entre seus habitantes, as cidades devem ser aperfeiçoadas e humanizadas. Quanto melhores as cidades, mais você tem o verbo.

5. Desenvolva espaços para que as pessoas circulem suas narrativas.

Num mundo global e numa sociedade complexa como a nossa, são inúmeros os pontos de vista. Nesse contexto, as narrativas devem fluir. Deve-se permitir que as narrativas circulem e é extremamente importante refletir sobre o poder das palavras. Muitas vezes, as pessoas são desqualificadas por narrativas. A morte social do indivíduo ocorre quando ele não tem espaço para colocar a sua narrativa, ou quando, por exemplo, enquadramos alguém em expressões como chão de fábrica, alerta Paulo Nassar.

6. Equilibre competitividade, racionalidade e objetividade com cooperação, intuição e subjetividade.

Sustentabilidade é resultado do equilíbrio de valores masculinos com valores femininos, afirmou Helio Mattar. Até pouco tempo, principalmente no ambiente corporativo, os valores masculinos eram os enaltecidos. Hoje, percebe-se uma mudança em curso e há a consciência de que a sustentabilidade só é possível com os valores femininos. A generosidade desarma as pessoas, combate a intolerância e aceita a diferença. É preciso humanizar a comunicação, caminhar em direção ao diálogo.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Adriana ToledoNa era da IA, não basta ser encontrado. É preciso ser citado
  • Rizzo MirandaDa eleição ao LinkedIn: por que a autenticidade virou critério
  • Marcio CavalieriEntre o impulso e a reputação

Destaques

  • Accor, Hydro e 99 ampliam apoio à Aberje como mantenedoras
  • Prevenção de crises exige dados, antecipação e diálogo com diferentes públicos
  • Painel de Cases apresenta 89 projetos do Prêmio Aberje ao público

Notícias do Mercado

  • Merco reúne premiações e debates sobre reputação no Fórum Reputação Brasil 2026
  • Revista PB, da associada FecomercioSP, aborda apostas online e educação profissional
  • Gerdau renova parceria com o GP de F1 de São Paulo pelo quarto ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br