PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de novembro de 2018

Palavra do ano vai ser escolhida em eleição popular

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

As finalistas da edição 2018 da Palavra do Ano foram escolhidas ontem por um grupo de especialistas de diversas áreas. As palavras foram extraídas de uma amostra de mais de 3.400 respostas em votação realizada pela internet. Agora, esses verbetes finalistas voltam para pesquisa popular. A Palavra do Ano de 2018 será conhecida no dia 26 de novembro.

Essa é a terceira edição da pesquisa – uma iniciativa da consultoria CAUSE, que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas, em parceria com a empresa de pesquisa Ideia Big Data. A Cause é associada da Aberje.

O objetivo é identificar os temas que marcam o espírito da época. “Para trabalhar com causas, é preciso entender o que move a sociedade em determinado momento”, diz Leandro Machado, sócio-fundador da CAUSE e do movimento Agora!. “A Palavra do Ano é a forma que encontramos de envolver a população brasileira nessa discussão de um jeito simples”, completa.

Em 2016,  a escolhida foi  “indignação”; em 2017,  “corrupção”. “Podemos dizer que essas palavras representavam bem o espírito do tempo nos dois últimos anos, dada a crise de confiança que eventos como a Operação Lava-Jato geraram na população”, analisa Machado. “Entre as finalistas de 2018, há uma mistura de palavras que ainda refletem uma visão um tanto negativa do cenário e outras que expressam um desejo de que as coisas melhorem logo.”

 

Como a pesquisa é feita – A pesquisa para a #PalavraDoAno2018 é composta por 3 fases:

Fase 1: Duas consultas abertas, feitas pelo PiniOn (aplicativo de pesquisas do Ideia Big Data) foram feitas no primeiro e no segundo semestre de 2018. No total, as amostram somam 3.481 respostas.

Fase 2: Em uma reunião de especialistas, feita no dia 13 de novembro, foram decididas as 5 finalistas. Os convidados têm múltiplas formações. Todos, de alguma maneira, atuam com o universo da palavra. São eles:  Jarid Arraes, Sérgio Spagnuolo, MC Soffia, PMC, Celso Toledo, Denis R. Burgierman, Denis R. Burgierman, Amara Moira e Leandro Beguoci.

Fase 3: A partir de agora, as 5 palavras finalistas voltam para pesquisa popular via PiniOn. O resultado final sai até dia 26/11.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarA dignidade do cotidiano
  • Elizeo KarkoskiEntropia de Comunicação: desordem e incerteza
  • Luis AlcubierreEscolhas difíceis

Destaques

  • Mestrado Profissional da Aberje com Fundação Itaú e FGV Comunicação abre inscrições para 3ª turma
  • Reputação e reforma tributária entram no debate da comunicação corporativa
  • LiderCom completa 10 anos como espaço de articulação da liderança da comunicação empresarial

Notícias do Mercado

  • Global Alliance anuncia primeiros palestrantes do WPRF 2026, na Nigéria
  • Dialog promove live sobre gamificação na Comunicação Interna
  • FSB Holding lança terceira temporada do RepCast com entrevistas sobre reputação e liderança

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br