Sabesp e Scania demonstram gás gerado do esgoto para abastecer ônibus em Franca

A Sabesp abasteceu hoje, pela primeira vez, um ônibus de passageiros da Scania com o biometano produzido a partir do tratamento de esgoto, em Franca. A ação faz parte das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e a Business Sweden com o intuito de fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras. A ação faz parte das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, iniciativa promovida pela Embaixada da Suécia e a Business Sweden com o intuito de fomentar discussões sobre o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras.
A demonstração aconteceu na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Franca, onde a companhia estadual vem produzindo, desde abril deste ano, o biometano como combustível para os veículos da frota da empresa no município. A Scania, parceira da Sabesp na ação, escolheu levar o modelo Scania K280 6×2, de 15 metros, piso baixo, para participar do teste, com capacidade de até 130 lugares, e motor dedicado a gás, que pode ser abastecido tanto com biometano assim como GNV (Gás Natural Veicular) ou, ainda, uma mistura de ambos.
Depois de abastecido, o ônibus vai circular pelas ruas de Franca. O veículo foi adesivado especialmente para a ação, que faz parte dos eventos promovidos pela embaixada da Suécia e a Business Sweden no Brasil. O objetivo é dar visibilidade para o biometano como combustível ambiental e economicamente sustentável, com grande potencial para o Brasil. A Suécia foi pioneira no uso do biometano para abastecer a frota dos ônibus urbanos do país. “Há décadas a Suécia direciona a maior parte do biogás que ela produz para o transporte público, considerado um dos mais limpos do mundo. O biogás produzido deriva em sua maioria do tratamento de esgotos das cidades suecas. Identificamos no Brasil uma capacidade enorme de produção do biogás que ainda não foi explorada. Com base nessa premissa, a Suécia decidiu incluir o tema na programação de seu maior evento no Brasil, as Semanas de Inovação Suécia-Brasil”, afirma Elsa Stefenson, Gerente de Projetos Sênior.
O projeto da Sabesp em Franca é o único com produção de biometano gerado a partir do tratamento de esgotos na América Latina. O biometano é a purificação do biogás, gerado a partir de dejetos, e leva esse nome devido à alta concentração de metano. No entanto, pelo fato de a matéria-prima ser de origem orgânica e não fóssil, tem mínima emissão de gases poluentes. A ETE de Franca trata em média 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficiente para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente. “O início da operação abre novas oportunidades de negócio para a Sabesp, tendo em vista o potencial de aumento de escala da produção de biogás a partir do tratamento de esgotos”, afirma o diretor de Tecnologia, Empreendimento e Meio Ambiente da Sabesp, Edison Airoldi. “A Scania vem liderando a transformação para sistemas de transporte mais sustentáveis, em uma visão de longo prazo em que os biocombustíveis, aliados a tecnologia de ponta e eficiência energética, serão os grandes protagonistas dessa mudança que já está acontecendo”, afirma Gustavo Bonini, diretor de relações institucionais e governamentais da Scania Latin America.
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski Entre o ser e o parecer: reflexões a partir de “Comunicação e Governança”Leonardo Müller Por que precisamos de corretores da confiança. Uma interpretação econômica do Edelman Trust Barometer 2026Denise Mello Entreter ou morrer: por que as marcas precisam reaprender a falar com as pessoas
Destaques
- Carrefour Brasil mostra uso do WhatsApp para comunicação interna em reunião do LiderCom
- Em entrevista a O Globo, diretor-executivo da Aberje fala sobre seu novo livro
- Tendências da Comunicação Interna 2026 destaca o papel da IA, influenciadores e liderança
Notícias do Mercado
- Profile adere à Ethical Agency Alliance e reforça diretrizes de integridade climática
- Veracel promove workshop para capacitar organizações no acesso a leis de incentivo
- Fundação Gol de Letra incentiva formação de jovens em panificação em São Paulo





























