PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de novembro de 2018

Acervo do Museu da Construção dá base a projeto selecionado por edital público da Fiesp

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

Para compor sua programação anual, o Centro Cultural Fiesp seleciona projetos por meio de edital público. Dentre os inscritos, o projeto para a exposição Construindo Obras de Arte – Uma História da Construção no Brasil foi selecionado e acontecerá no espaço de exposições do Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, ainda sem data definida.

Com curadoria de Guilherme Wisnik e Maria Eugenia Guimarães e produção da Art Unlimited, a exposição reúne uma coleção de 80 fotografias de nomes como Marc Ferrez, Guilherme Gaensly, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, German Lorca, Marcel Gautherot entre outros, e um audiovisual, a exposição desenha uma linha do tempo em obras de arte, mostrando o desenvolvimento da construção e da arquitetura do país, no período de 1860 a 1970, desdobrando seu formato em uma linha de reflexão.

Essas construções/obras de arte, em seu efeito sobre a paisagem, e as representações a elas dadas pela fotografia, podem resumir um período, uma época, contar uma história. A pesquisa é a primeira ação proposta pelo Museu da Construção, projeto da Movimento Pro – empresa associada da Aberje – e selecionou registros fotográficos de alguns marcos da história da construção do período, para evidenciar o encontro possível entre arte e construção.

O objetivo é utilizar o olhar poético da fotografia sobre o universo técnico da construção para aproximar o visitante das grandes obras, mostrando a complexidade do assunto e revelando aspectos que muitas vezes não são percebidos, gerando uma reflexão positiva sobre a construção no país. “O que se espera como resultado é a percepção da cultura como fator determinante no caminho do desenvolvimento”, manifesta Maria Eugenia. “Que a fotografia tem valor de obra de arte não é novidade. A surpresa do visitante vem do conceito na engenharia, para a qual estruturas, tal como ponte, passarela, viaduto ou túnel são obras de arte, pela especificidade característica de cada projeto”, completa.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarA dignidade do cotidiano
  • Elizeo KarkoskiEntropia de Comunicação: desordem e incerteza
  • Luis AlcubierreEscolhas difíceis

Destaques

  • Mestrado Profissional da Aberje com Fundação Itaú e FGV Comunicação abre inscrições para 3ª turma
  • Reputação e reforma tributária entram no debate da comunicação corporativa
  • LiderCom completa 10 anos como espaço de articulação da liderança da comunicação empresarial

Notícias do Mercado

  • Global Alliance anuncia primeiros palestrantes do WPRF 2026, na Nigéria
  • Dialog promove live sobre gamificação na Comunicação Interna
  • FSB Holding lança terceira temporada do RepCast com entrevistas sobre reputação e liderança

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br