PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de novembro de 2018

Arenas Aberje de Comunicação discutiu Diversidade nas Organizações no dia 30 em SP

Redação Portal Aberje
5ª Arenas de Comunicação, em São Paulo
 
  • COMPARTILHAR:

Por Marina Caiado (Jornalismo Junior)

5ª Arenas de Comunicação, em São Paulo

Estamos cercados por pessoas muito diferentes entre si. Diferentes corpos, etnias, orientações sexuais, gêneros e outras inúmeras características constroem o que chamamos de diversidade. Esse assunto é cada vez mais discutido no meio corporativo à medida que as chamadas minorias conquistam seu espaço. Pessoas LGBT+, negros, mulheres e portadores de deficiência são – para dizer o mínimo – consumidores importantes para as empresas, de modo que é necessária uma comunicação direcionada a esse público. Mas não basta apenas falar de diversidade ou expressar isso em anúncios publicitários, é preciso que a empresa adote uma postura efetiva de inclusão e respeito às diferenças, especialmente com seus funcionários, inclusive transformando isso em valor de marca. “Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar”.

Esse foi o foco do 5º Arenas de Comunicação, cujo tema foi “Diversidade nas Organizações: entre a Ética e o Oportunismo”, que aconteceu no dia 30 de outubro, em São Paulo. Com abertura de Hamilton dos Santos (diretor-geral da Aberje), a mesa de discussão contou com a mediação de Debora Gepp (responsável pela construção do Programa de Diversidade e Inclusão da Braskem). As palestrantes foram de Juliana Ferrari (gerente sênior de Comunicação da Avon), Lais Drezza (gerente de Responsabilidade Corporativa da Sanofi), Maria Tereza Gomes (sócia-diretora da Jabuticaba Conteúdo e copresidente da ONG Professional Women’s Network), Patricia Lima (líder de Inclusão para a América Latina na Dow) e Sheila D’Amorim (coordenadora de Comunicação Integrada do Banco do Brasil).

Maneiras de se valorizar a diversidade dentro de uma organização vêm sendo bastante exploradas. Um dress code mais livre, por exemplo, além de deixar os funcionários mais confortáveis, pode fazer com que sintam que a empresa respeita suas individualidades. Foi o que relataram Sheila D’Amorim e Lais Drezza, sobre experiências semelhantes em suas respectivas empresas. Também é muito rico aos funcionários trabalhar com equipes diversas. A proximidade com pessoas de grupos minoritários abre caminho para aprendizados e possibilitam a quebra de preconceitos, pontos muito bem explorados por todas as palestrantes.

A questão da igualdade de gênero na comunicação e no mundo corporativo também não pôde ser deixada de lado, principalmente em uma mesa com cinco mulheres discutindo a temática da diversidade. Se por um lado as mulheres conquistaram espaço, ainda estão longe dos cargos de liderança, essa é talvez o maior desafio à questão de gênero no mercado de trabalho. Não basta apenas a presença das mulheres nas organizações, elas precisam ter voz e precisam ter as mesmas oportunidades para liderar.

Juliana Ferrari conta que na Avon há um berçário disponível para os filhos pequenos. Assim, foi possível à executiva tê-los sempre por perto e amamentá-los quando necessário. Esse é um exemplo de atitude que incentiva a permanência feminina no mundo corporativo – enquanto o trabalho de criar os filhos ainda é predominantemente da mãe, vale ressaltar, o que é outro ponto sensível à igualdade de gênero.

É importante ressaltar que com a inclusão feminina busca o equilíbrio entre os gêneros, e não uma inversão do quadro atual. “Hoje, uma empresa considerada com liderança equilibrada é aquela que possui no mínimo 40% de mulheres ocupando cargos que se reportam diretamente ao CEO”, destacou Maria Tereza Gomes.

Toda forma de representatividade e inclusão é válida, e não faz mais sentido ignorá-las – tanto do ponto de vista ético como dos negócios. A questão da diversidade e inclusão é um caminho sem volta para as organizações. Diante de tantas ideias e histórias de vida enriquecedoras, não há motivo para não abraçar a diversidade.

A série Arenas de Comunicação faz parte do projeto Aberje 50 Anos, que tem patrocínio master da Petrobras, patrocínios da Bayer, Itaú e McDonald’s, parceria estratégica da Votorantim Cimentos, e apoio da GM, Latam e Rhodia.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.