12 de abril de 2018

O alto custo do estacionamento gratuito

Publicado originalmente no site Mobility Lab

Quando Steve Jobs montou o novo campus da Apple na Califórnia, inaugurado em 2017, ele queria transformar estacionamentos em paisagens verdes. Mas a cidade de Cupertino, onde o Campus foi construído, exigiu 11.000 vagas de estacionamento, um entrave à concretização da visão de Jobs.  Os requisitos de estacionamento em Cupertino não são exclusivos. Estima-se que, nos Estados Unidos, haja oito vagas de estacionamento para cada carro, cobrindo até 30% das cidades, e coletivamente ocupando o mesmo espaço que o estado de West Virginia. Quanto mais estacionamentos existirem, mais motoristas estarão encorajados a dirigir e a moldar as paisagens urbanas com base nesse estacionamento.

Essa história e estatísticas fazem parte de um novo vídeo sobre o preço do estacionamento nos Estados Unidos. Foi produzido pela Mobility Lab, o Chilton Media Group e o Vox, e lançado como parte da série de vídeos educativos da Vox.

O professor da UCLA Donald Shoup é entrevistado no filme, afirmando que existem requisitos de estacionamento para quase todos os tipos de construções: hospitais (por leito), campos de golfe (por buraco), piscinas (por galões de água) e até mesmo para lugares muito mais difíceis de encontrar, como casas funerárias. Segundo o pesquisador, muitos dos estacionamentos existentes são subutilizados e poderiam ser reaproveitados para usos melhores.

Veja a matéria na íntegra e o vídeo (ambos em inglês):

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *