Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30

A Aberje disponibilizou o “Termômetro Especial COP30”, documento que sintetiza análises, aprendizados, avanços e desafios relativos à comunicação empresarial que foram identificados ao longo da participação da instituição e de sua rede na Conferência do Clima realizada em Belém. A participação da Aberje nos diálogos sobre a agenda climática incluiu encontros preparatórios, pesquisa, cursos e imersões presenciais na região. Durante a COP30, a associação promoveu um encontro para comunicadores em Belém com convidados internacionais, participou de debates na Blue Zone e esteve presente em eventos paralelos na cidade no período.
O Termômetro – boletim mensal do LiderCom, grupo de líderes da comunicação – registrou percepções e evidências coletadas durante a COP30, com análises que buscam sintetizar o que funcionou, os pontos de atenção e as lacunas que permanecem abertas para o próximo ciclo. “Nas duas semanas em Belém, ouvimos de diversos atores, de cientistas a diplomatas, que a crise climática é impreterivelmente uma questão de comunicação. E participar da conversa foi essencial para reforçar essa ideia de que os comunicadores alocados nas organizações privadas cumprem um papel relevante nessa agenda”, comenta Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje, que esteve na COP30.
O documento organiza a avaliação em sete dimensões consideradas essenciais para o campo da comunicação:
- Reputação Empresarial nas pautas de Clima e ESG
- Fortalecimento da Marca-País Brasil
- Protagonismo Amazônida e de Povos Originários
- Desempenho da Comunicação Pública
- Efetividade da Comunicação e Engajamento Empresarial
- Integridade da Informação e Combate à Desinformação
- Comunicação e Percepção dos Resultados
A análise integra múltiplas fontes, como percepções de especialistas, monitoramento de mídia, relatórios e depoimentos de associadas. O objetivo é apoiar profissionais e organizações na compreensão das dinâmicas comunicacionais que marcaram a COP30 e orientar o aprimoramento das estratégias para os próximos anos.
O material completo está disponível para download neste link.
ARTIGOS E COLUNAS
Maria Claudia Bacci O que o organograma não mostra sobre o poder da comunicaçãoPaulo Nassar Os últimos territórios livres dos algoritmos (Por que os rituais voltaram a importar)Ciça Vallerio Onde as empresas ainda estão tropeçando em riscos e saúde mental
Destaques
- Últimos dias de inscrição para Expedição Amazônia
- Nova edição do boletim Análise Econômica examina a transformação do papel estratégico da comunicação nas organizações
- Victor Pereira publica artigo sobre legitimidade organizacional na revista Problemas Brasileiros
Notícias do Mercado
- Fiat reforça legado de inovação em celebração pelos 50 anos no Brasil
- Ypê lança campanha nacional inspirada em 75 anos de relação com os brasileiros
- BH Press publica Relatório de Impacto 2026 com avanços em governança e sustentabilidade































