Sinapse Vagas: comunicadores reavaliam carreira e condições de trabalho

Uma enquete realizada no canal Sinapse Vagas, no WhatsApp, mostra que profissionais de comunicação têm reavaliado suas condições e expectativas de trabalho. O canal, que reúne mais de 1.700 integrantes e é mantido gratuitamente pelo ecossistema Sinapse, associado à Aberje, perguntou aos participantes quais mudanças gostariam de fazer em sua dinâmica profissional. Entre as opções, estavam trocar de empregador, migrar de segmento de negócio, conciliar melhor vida pessoal e trabalho, obter mais reconhecimento, alinhar carreira e propósito, entre outras alternativas.
Entre os profissionais empregados, o principal desejo é melhorar a remuneração ou os benefícios. O resultado acompanha tendências observadas pelo estudo Talent Trends, da Michael Page, segundo o qual 52% dos profissionais brasileiros estão insatisfeitos com o salário que recebem – índice maior que as médias da América Latina (50%) e do mundo (42%).
A segunda prioridade entre os participantes empregados é ter ou manter a modalidade híbrida de trabalho, movimento influenciado pelo crescente retorno ao presencial em grandes empresas. O texto “The End of Remote-First: Why Big Tech’s Return-to-Office Mandate Is Spreading”, publicado no Medium, aponta que 83% das companhias da Fortune 500 já adotam políticas formais de retorno ao escritório, indicando uma migração do modelo híbrido flexível para regras mais rígidas.
Entre os integrantes desempregados, o foco natural é conquistar uma vaga. Para Rodrigo Cogo, diretor e curador do Sinapse, o cenário revela um sentimento generalizado de revisão das escolhas profissionais. “É interessante observar ainda o baixo índice de quem não quer alterar nada, o que demonstra uma inquietude dominante de revisão das escolhas de trabalho”, afirma. Ele também destaca a assimetria entre preferências de vínculo empregatício: há cinco vezes mais pessoas interessadas em migrar de PJ para CLT do que no sentido inverso. Segundo Cogo, o dado dialoga com pesquisa da organização internacional Generation, que identificou que 84% dos jovens formados por programas profissionalizantes no Brasil buscam e ocupam posições CLT, contrariando a ideia disseminada nas redes sociais de que esse modelo de contratação teria perdido atratividade entre as novas gerações.
Canal Sinapse Vagas
O canal de WhatsApp Sinapse Vagas é um serviço gratuito e anônimo de divulgação de oportunidades em comunicação, marketing e áreas correlatas. Ele permite que os interessados recebam vagas diretamente no aplicativo. Mensalmente, publica cerca de 100 oportunidades em todo o país. Por não ser um grupo de discussão, não há lista visível de participantes nem interação entre eles. Após a adesão, o conteúdo aparece na aba “Atualizações”, onde ficam disponíveis posts dos últimos 20 dias, em média. Para ingressar, basta acessar o link.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































