PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de novembro de 2025

Rede Aberje na COP30: LATAM Airlines e Suzano apresentam projetos voltados à sustentabilidade, à preservação ambiental e ao desenvolvimento regional

Empresas destacam iniciativas culturais e estratégias de descarbonização
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

Enquanto a COP30 acontece em Belém até 21 de novembro, empresas brasileiras ampliam sua presença e suas contribuições para os debates sobre o futuro climático do planeta. LATAM Airlines, mantenedora da Aberje, e Suzano, associada à entidade, participam do evento com ações que reforçam o papel do setor privado na transição para uma economia de baixo carbono, no fortalecimento da bioeconomia e na valorização dos territórios amazônicos.

A LATAM Airlines leva à conferência sua visão de uma aviação mais eficiente e sustentável, em linha com a meta global do setor aéreo de zerar emissões líquidas de carbono até 2050. A companhia participa de painéis e encontros institucionais ao lado de autoridades, especialistas e organizações, abordando temas como inovação, eficiência operacional, combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), mercado de carbono e descarbonização do setor aéreo (saiba mais na seção “Anote na Agenda” ao final desta matéria).

A companhia reforçou sua malha aérea em Belém durante o período da conferência, ampliando em 65% a oferta total de assentos e criando rotas temporárias, como Bogotá–Belém e Galeão–Belém. As ações refletem o compromisso da companhia com a conectividade regional e com a integração da Amazônia ao restante do país e do continente. A empresa também implementou iniciativas para apoiar o evento e promover impacto positivo nas comunidades locais. Entre elas estão a doação de passagens aéreas para o deslocamento de lideranças indígenas e povos originários, sob coordenação do Ministério dos Povos Indígenas, e o apoio ao Governo Federal na concessão de passagens para a preparação e realização da conferência.

Outro destaque é o “Guia de Turismo Sustentável da Região Norte do Brasil”, desenvolvido em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e a Embratur, que reúne informações sobre destinos e roteiros sustentáveis, conciliando desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização cultural dos povos originários.

A Latam ainda integra o “Booklet of Cases” da Sustainable Business COP, publicação internacional que reúne projetos de destaque voltados à descarbonização. O estudo apresentado, “Decarbonization Pathways of the Aviation Sector”, detalha as principais frentes de inovação e eficiência da companhia para acelerar a transição do transporte aéreo para uma economia de baixo carbono.

Já a Suzano participa da conferência com o apoio a iniciativas que unem cultura, educação e preservação ambiental, promovendo experiências e reflexões sobre a agenda climática em territórios amazônicos. Entre elas está o Barco Cultural “Banzeiro da Esperança”, expedição fluvial e cultural que partiu de Manaus rumo a Belém, conectando comunidades ribeirinhas, povos indígenas, quilombolas e pesquisadores por meio de ações artísticas, apresentações e oficinas.

Outra iniciativa apoiada pela empresa é o Museu da Empatia, que convida o público a “vestir o sapato” de pessoas da Amazônia e conhecer suas histórias, enfatizando a importância da inclusão de perspectivas locais nas políticas ambientais. A exposição interativa destaca trajetórias de mulheres beneficiadas por projetos sociais apoiados pela Suzano no Maranhão e em Tocantins.

A companhia também apoia o movimento internacional Jaguar Parade Belém 2025, que expõe esculturas de onças-pintadas em espaços públicos da cidade. Criadas por artistas amazônicos, as obras serão leiloadas, e os recursos destinados à conservação da espécie.

Durante a conferência, ocorre ainda o lançamento do livro “Amazônia”, que celebra a cultura, o artesanato e as tradições dos povos originários e comunidades tradicionais. A publicação bilíngue (português/inglês) terá parte da tiragem doada ao Sistema Nacional de Bibliotecas e a organizações da sociedade civil da região.

Para Marcela Porto, diretora de Comunicação e Marca da Suzano, a COP30 representa um marco para o país e uma oportunidade de colaboração entre diferentes setores. “A realização da COP30 em Belém é um momento histórico para o Brasil e para o mundo, e representa uma oportunidade importante de contribuirmos com soluções que integrem desenvolvimento social, econômico e enfrentamento à crise climática. É inspirador acompanhar o país se mobilizando e construindo pontes entre empresas, sociedade civil e governos, e é um privilégio fazer parte dessa jornada, apoiando iniciativas que refletem o que somos e no que acreditamos.”

Além dessas ações, executivos e executivas da Suzano participam de painéis e eventos na COP30 para compartilhar experiências e discutir a importância da agenda climática, destacando resultados concretos alcançados pela empresa em sustentabilidade e desenvolvimento social.

Anote na Agenda

Latam

Painel: Expansão da Aviação Civil e a Demanda por Combustível Sustentável

Data: 13 de novembro
Horário: 14h
Local: Zona Azul – Pavilhão B31, Palco 2
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém

 

Painel: Roadmap regional para aviação sustentável na América Latina e Caribe

Data: 14 de novembro
Horário: 10h
Local: Zona Azul – Pavilhão B31, Palco 2
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém

 

Talk Show: Ministério do Turismo e LATAM Airlines Brasil

Data: 14 de novembro
Horário: 12h
Local: Zona Verde – Estande MTUR, Espaço Conheça o Brasil
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém

 

Painel: Construindo o Mercado Regional de SAF: Integração da América do Sul como Case Global

Data: 14 de novembro
Horário: 17h
Local: Zona Azul – Pavilhão B31, Palco 2
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém

 

Painel: Harmonização Climática: o papel da aviação civil no Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE)

Data: 15 de novembro
Horário: 10h
Local: Zona Azul – Pavilhão B31, Palco 2
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém

 

Painel: Do PROBIOQAV à Descarbonização do Setor Aéreo

Data: 15 de novembro
Horário: 12h30
Local: Zona Verde – Pavilhão Brasil, Auditório Uruçu
Endereço: Av. Júlio César, 2800 – Souza, Belém

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.