Diretora da Latam Brasil destaca desafios e avanços na inclusão feminina na aviação em matéria do Correio Braziliense

A diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil, Maria Elisa Curcio, foi destaque em matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense na última terça-feira (11) sobre o 4º Brasília Summit Lide – Correio Braziliense. A executiva falou sobre os desafios e avanços da presença feminina na aviação e no empreendedorismo e destacou que ainda há desigualdade de gênero e barreiras culturais que dificultam a plena inclusão das mulheres. A Latam Airlines é mantenedora da Aberje.
Segundo Maria Elisa, a aviação permanece marcada por estereótipos e condições de trabalho que não consideram as especificidades das profissionais. “Ficar 12, 24 ou 48 horas fora de casa é um desafio que, nem sempre, é considerado quando se fala em carreira na aviação”, observou. Ela também chamou atenção para a ocorrência de casos de preconceito e assédio durante voos, o que evidencia a necessidade de políticas contínuas de proteção e conscientização.
A executiva ressaltou iniciativas da Latam voltadas à inclusão, como o curso de formação de mecânicos e mecânicas, criado para incentivar a participação feminina em funções técnicas. “Ainda é comum encontrar escolas de aviação sem banheiros femininos”, pontuou, reforçando a urgência de mudanças estruturais. “O céu é grande demais e precisa ser conquistado, também, por 50% da população, que somos nós”, sintetizou Maria Elisa.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































