19 de setembro de 2017

Um mês para pensar e melhorar a mobilidade

Por Pro Coletivo*

Coincidência ou não, é em setembro, o mês da primavera – sinônimo de renovação, mudança e movimento –, que refletimos sobre a mobilidade, um assunto que remete a tudo isso e hoje é pauta de grandes cidades no mundo todo. Nas principais metrópoles do planeta o deslocamento de pessoas é programado, estudado e orientado com políticas públicas e campanhas de educação, compreendido como algo que pode influenciar positiva ou negativamente a saúde dos cidadãos e das próprias cidades. Afinal, uma cidade com altos índices de poluição e acidentes rodoviários não é uma urbe saudável.

lu gebara 2_m
Imagem: Lu Gebara

É neste mês de setembro, no dia 22, que se comemora o Dia Mundial sem Carro, movimento que nasceu em 1997, na França, e hoje é celebrado em mais de duas mil cidades de 42 países. A Semana de Mobilidade, criada em 2002 pela União Europeia, também se espalhou pelo mundo, sensibilizando as pessoas para o uso de meios de locomoção sustentáveis para atingir metas ambientais em relação à poluição. Acontece entre os dias 16 e 22 de setembro com atividades, projetos e ações diversas.

A Semana parte do pressuposto, internacionalmente aceito, de que os modos de transporte de baixas emissões, além de contribuírem para melhorias do trânsito, promovem a qualidade de vida das pessoas e contribuem para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e, também e em especial, de poluentes locais.

No Brasil, o evento chegou em 2001 – inicialmente em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); e São Luís (MA). Em São Paulo, a maior cidade do país, a iniciativa foi acolhida em 2005, com a participação de vários grupos que trabalham para melhorar a mobilidade.

Para Silvia Stuchi, fundadora da ONG Corrida Amiga e uma das organizadoras da Plataforma da Semana da Mobilidade, esse período, além de marcar uma data simbólica, trouxe um marco sócio-político com um viés ambiental: “A Semana é capaz de fazer as pessoas, instituições e governos refletirem sobre quais mudanças precisam ser feitas em suas práticas e escolhas ligadas aos deslocamentos e também sobre as políticas públicas de mobilidade urbana”, afirma Silvia.

Além da Corrida Amiga, as organizações Bike Anjo e Desvelocidades são parceiras na criação da plataforma, que tem como objetivo engajar e mobilizar pessoas e instituições a participarem desta importante semana de reflexões e debates. Nela será possível encontrar um mapa com as atividades que vão ocorrer por todo o país, além de dicas de iniciativas e atividades que podem ser organizadas por governos, empresas, ONG/Coletivos e universidades/escolas.

Empresas e cidadãos podem participar inscrevendo na plataforma iniciativas ou ações que promovam o uso de meios de transporte sustentáveis, como o caminhar, a bicicleta e o transporte público coletivo no Brasil. http://semanadamobilidade.org.br

 

*O Pro Coletivo (www.procoletivo.com.br) acredita que é preciso estimular, conscientizar e orientar a escolha das pessoas pelo uso de diferentes modais nos deslocamentos na cidade de São Paulo, proporcionando o bem-estar coletivo.

procoletivo_logo_-02

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *