Futebol de base é foco de campanha da FPF contra mau comportamento de torcedores

A Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou um novo filme da campanha “-Ódio +Futebol” após a realização de 144 jogos das categorias Sub-11 e Sub-12 do Campeonato Paulista com portões fechados. A medida, em caráter educativo, foi recomendada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) após uma série de episódios de mau comportamento de torcedores nas arquibancadas, incluindo ofensas às crianças, injúria racial, homofobia, ameaças e brigas, boa parte praticada por pais de atletas.
“Fechar os portões não foi para punir, mas, sim, para educar. Esperamos que a medida tenha feito alguns pais refletirem sobre o comportamento que têm nos jogos. As atitudes deles são, acima de tudo, observadas pelos filhos, que não querem e não merecem passar por situações de agressividade e descontrole como as que temos observado”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
O filme “Pais de Castigo”, divulgado no dia 23 de setembro, foi produzido em parceria com a Gutierre Filmes e tem como objetivo conscientizar pais e responsáveis sobre o impacto de suas atitudes no ambiente esportivo. Todos os depoimentos apresentados são reais, colhidos de atletas que disputam o Paulista Sub-11 e Sub-12.
Entre os clubes que participam da campanha está o Referência Futebol Clube, que mantém parceria com a Aberje. A iniciativa conjunta busca apoiar o futebol de alto rendimento e, ao mesmo tempo, a formação cidadã de jovens atletas.
Os torcedores foram autorizados a retornar às arquibancadas em 14 de setembro, mas a FPF reforça que seguirá monitorando os comportamentos nos estádios. A campanha “-Ódio +Futebol” foi criada em 2024 com foco no combate à intolerância e na promoção de valores educativos no esporte de base.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- Volkswagen do Brasil patrocina temporada carioca do musical Wicked
- AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa





























