PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
29 de setembro de 2025

Futebol de base é foco de campanha da FPF contra mau comportamento de torcedores

Iniciativa busca conscientizar pais de atletas sobre o impacto de suas atitudes no ambiente esportivo
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Federação Paulista de Futebol (FPF) lançou um novo filme da campanha “-Ódio +Futebol” após a realização de 144 jogos das categorias Sub-11 e Sub-12 do Campeonato Paulista com portões fechados. A medida, em caráter educativo, foi recomendada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) após uma série de episódios de mau comportamento de torcedores nas arquibancadas, incluindo ofensas às crianças, injúria racial, homofobia, ameaças e brigas, boa parte praticada por pais de atletas.

“Fechar os portões não foi para punir, mas, sim, para educar. Esperamos que a medida tenha feito alguns pais refletirem sobre o comportamento que têm nos jogos. As atitudes deles são, acima de tudo, observadas pelos filhos, que não querem e não merecem passar por situações de agressividade e descontrole como as que temos observado”, afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

O filme “Pais de Castigo”, divulgado no dia 23 de setembro, foi produzido em parceria com a Gutierre Filmes e tem como objetivo conscientizar pais e responsáveis sobre o impacto de suas atitudes no ambiente esportivo. Todos os depoimentos apresentados são reais, colhidos de atletas que disputam o Paulista Sub-11 e Sub-12.

Entre os clubes que participam da campanha está o Referência Futebol Clube, que mantém parceria com a Aberje. A iniciativa conjunta busca apoiar o futebol de alto rendimento e, ao mesmo tempo, a formação cidadã de jovens atletas.

Os torcedores foram autorizados a retornar às arquibancadas em 14 de setembro, mas a FPF reforça que seguirá monitorando os comportamentos nos estádios. A campanha “-Ódio +Futebol” foi criada em 2024 com foco no combate à intolerância e na promoção de valores educativos no esporte de base.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.