PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
20 de agosto de 2025

Maturidade da comunicação interna: um mapa mais do que necessário

Elizeo Karkoski
Corporate network of employees and workers. Acquaintances and connections. Workplace dynamics, professional relationships. Internal hierarchies, collaboration. Social capital within organizations.
 
  • COMPARTILHAR:

O mundo está em constante transformação. A velocidade das mudanças é vertiginosa, e os modelos de negócios, comportamentos sociais e pautas urgentes se renovam a cada piscar de olhos. Nesse cenário, que também se caracteriza por muitas incertezas, vejo a comunicação interna como ferramenta estratégica poderosa para as empresas que querem caminhar em direção a um futuro mais resiliente e relevante.

No entanto, em meio a essa dinâmica de tantas mudanças e cenário de instabilidade do mercado, empresas correm o risco de operar no piloto automático, repetindo fórmulas do passado na esperança de que elas ainda funcionem. Enquanto isso, as novas gerações, a diversidade de perfis e a crescente demanda por transparência exigem um novo olhar, uma nova abordagem, o que reforça a urgência de uma comunicação interna mais madura.

É aqui que o conceito de maturidade da comunicação interna ganha uma importância crucial e sua avaliação periódica se torna um exercício estratégico. Afinal, mais do que uma simples categorização de processos, a maturidade é a capacidade de uma empresa de adaptar sua comunicação interna às exigências do mundo atual, se antecipar a crises e se conectar genuinamente com seus colaboradores.

O desafio do óbvio: fugindo do “mais do mesmo”

Quando falamos em maturidade – e até analisando a variedade de conteúdos já explorados sobre o tema – a tendência é pensarmos em modelos com estágios que se repetem: do “básico” ao “excelente”, do “incipiente” ao “estratégico”. E, embora esses modelos sejam válidos, eles muitas vezes não capturam a complexidade do momento atual. O desafio não é apenas ter os canais certos ou uma governança bem definida, mas sim, ter a agilidade de adaptar tudo isso diante de um cenário em constante mudança.

Portanto, maturidade, hoje, também é sinônimo de adaptabilidade! É a capacidade de uma empresa, acompanhada de sua comunicação interna, de ser flexível diante de pautas sociais urgentes, como diversidade e inclusão, sustentabilidade e saúde mental. É a agilidade para desconstruir narrativas, ouvir o que a equipe tem a dizer e (re)construir, em conjunto, com foco na evolução da cultura.

Maturidade para além dos canais: o papel da liderança e da autenticidade

Se a comunicação interna, no passado, era focada em “enviar” mensagens, a maturidade no século XXI é sobre “construir” diálogos. E, nesse processo, a liderança se torna um dos elos mais importantes. Uma comunicação interna madura inclui capacitação e instrumentalização dos líderes, para que sejam mais do que transmissores de informações; precisam ser catalisadores autênticos de cultura.

E se a adaptabilidade é um sinônimo para a maturidade da comunicação interna, a autenticidade é um de seus pilares. Com a ascensão do trabalho híbrido e do aumento da interação digital, a necessidade de uma comunicação que seja genuína e transparente é ainda maior.

Os colaboradores, sobretudo as novas gerações, percebem quando a comunicação é superficial. Eles anseiam por empresas que tenham um propósito claro, que pratiquem o que pregam e que os enxerguem como partes integrantes de uma jornada, e não apenas como recursos.

O poder da autoavaliação: uma bússola para a sua jornada

Em um cenário onde a única constante é a mudança, a autoavaliação se torna um exercício vital. Não basta ter um plano; é preciso ter o mapa para saber se o plano ainda faz sentido.

Refletindo sobre isso e reforçando nosso compromisso de contribuir para a evolução da área, a P3K criou um diagnóstico gratuito para profissionais mapearem as percepções iniciais de como anda a comunicação interna em suas empresas. Desenvolvido originalmente em 2021, para uso interno da P3K como parte de nossos processos de análise e consultoria, agora estamos disponibilizando essa ferramenta para o mercado. É um material que provoca reflexões e aponta caminhos para que as empresas possam evoluir com mais confiança neste cenário em constante mudança.

Acesse o diagnóstico e descubra!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elizeo Karkoski

Sócio-Diretor na P3K Comunicação, agência especializada em Comunicação Interna Estratégica e Endomarketing. MBA em Gestão Empresarial, Pós graduado em Design e Formação em Psicanálise. Na Aberje, teve participações como Jurado do prêmio Aberje e Universitário e Membro do Comitê de Comunicação com Empregados.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.