A 100 dias da COP30, Aberje apresenta programação em Belém

A 100 dias da COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém (PA), a Aberje já estrutura sua atuação na Conferência. A associação reforça seu compromisso com uma comunicação estratégica engajada na agenda climática, com uma programação especial para convidados, a ser realizada no dia 11 de novembro. Além disso, ao longo do ano, vem promovendo iniciativas de formação, produção de conhecimento, articulação de redes e divulgação de boas práticas.
O destaque da programação é a Casa Aberje na COP, sediada na Casa Rosada, edifício histórico localizado no centro de Belém e sede da Alubar, que será a anfitirã e principal apoiadora da ação. A iniciativa também conta com o apoio da Page Society e da Global Alliance for Public Relations and Communication Management.
O espaço reunirá comunicadores e executivos de empresas que estarão na COP30 para debater perspectivas sobre comunicação e engajamento empresarial, com participação de convidados internacionais. A proposta é criar um ambiente de troca qualificada, com foco nos desafios de posicionamento das marcas diante das urgências climáticas. O evento ainda está aberto para novos apoiadores, que podem entrar em contato diretamente com Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje; ou com Lidiane Minhoto, gerente de Marketing da associação.
A Aberje também está envolvida em iniciativas de outras empresas e entidades, ocupando espaços estratégicos para levar a mensagem da Carta Aberje para comunicadores por ocasião da COP30.
“É importante não perder de vista que a COP30 é um evento internacional e estratégico. Nosso objetivo é garantir que a comunicação empresarial brasileira esteja conectada aos grandes debates globais sobre clima, sustentabilidade e reputação”, explica Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje.
A mobilização da Aberje ocorre em um contexto de crescente atenção das empresas à sustentabilidade. Segundo a pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30”, realizada pela associação, 93% das organizações ouvidas consideram a sustentabilidade uma prioridade corporativa, sendo 15% delas a classificando como prioridade máxima. Ainda assim, 52% nunca participaram presencialmente de uma conferência da ONU sobre mudança do clima. Em relação à COP30, 44% das empresas ainda avaliam sua participação, enquanto outras 44% já confirmaram presença de alguma forma, seja na programação oficial, em eventos paralelos ou como ouvintes.
Entre os profissionais que costumam representar as organizações nessas conferências, destacam-se os das áreas de Sustentabilidade (85%), CEOs (55%) e Comunicação (43%), o que reforça o papel central da comunicação empresarial nos debates climáticos.
Além da Casa Aberje, outra frente de atuação está sendo conduzida em parceria com a Casa Balaio, um hub de inovação e criatividade localizado no centro de Belém. A Aberje, por meio de seu Capítulo Amazônia, é parceira institucional do espaço, que ao longo de 2025 está sediando eventos, workshops, gravações de podcasts e experiências imersivas com foco nos desafios da agenda climática, além de encontros do próprio Capítulo.
Idealizada pelas agências Alter Conteúdo e Jambo Soluções em Comunicação, associadas à Aberje, a Casa Balaio reúne criatividade, tecnologia e cultura amazônica para inspirar soluções concretas e promover conexões entre marcas, comunidades, especialistas e lideranças. Durante a COP30, funcionará como ponto de apoio para organizações e cidadãos, além de produzir e amplificar conteúdos que coloquem a Amazônia no centro dos debates sobre futuro sustentável.
Page Society
A Page Society é a principal associação global para diretores de comunicação, CEOs de agências de relações públicas e acadêmicos da área corporativa. A Aberje faz parte da entidade, e Hamilton atua como Country Chair no Brasil, buscando fortalecer essa parceria e elevar os padrões da comunicação empresarial no país.
Global Alliance for PR and Communication Management
A Global Alliance for Public Relations and Communication Management é a confederação das principais associações, organizações e instituições de relações públicas e gestão da comunicação do mundo, representando profissionais, acadêmicos e estudantes em mais de 120 países ao redor do mundo. O diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, é o atual líder do Conselho Regional para América Latina da Global Alliance e faz parte do board da entidade.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil


































