PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de junho de 2025

Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas

Especialistas discutem como a comunicação corporativa pode fortalecer a agenda de sustentabilidade
Mario Bucci
Painel “Caos climático e a COP30: como as mudanças climáticas já estão influenciando o trabalho dos comunicadores e das áreas de ESG” no Aberje Trends 2025, mediado por Pâmela Vaiano, sócia e diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco e Conselheira Deliberativa da Aberje, com a participação de Bruno Rossini, diretor sênior da 99; Michele Gassi, gerente de Comunicação da Tetra Pak; e Ornella Nitardi, gerente sênior de Comunicação Corporativa da BASF para a América do Sul (foto: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

Em meio às transformações tecnológicas e à crescente complexidade dos temas ESG, a nona edição do Aberje Trends, realizada na última quinta-feira (26), no Teatro Bravos, em São Paulo, reuniu centenas de comunicadores para refletir sobre a comunicação como catalisadora de soluções em cenários críticos, como desinformação, tensões políticas e emergência climática. 

Entre os destaques da programação, o painel “Caos climático e a COP30: como as mudanças climáticas já estão influenciando o trabalho dos comunicadores e das áreas de ESG” trouxe contribuições de profissionais que atuam diretamente na construção de narrativas sustentáveis em grandes empresas. A mesa foi mediada por Pâmela Vaiano, sócia e diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco e Conselheira Deliberativa da Aberje, e teve a participação de Bruno Rossini, diretor sênior da 99; Michele Gassi, gerente de Comunicação da Tetra Pak; e Ornella Nitardi, gerente sênior de Comunicação Corporativa da BASF para a América do Sul.

+Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo
+No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025

O ponto de partida da conversa foi o impacto antecipado sobre a comunicação corporativa da COP30, que será realizada em Belém. Para Rossini, a conferência representa uma oportunidade estratégica: “A COP30 é um palco especial para empresas que investem consistentemente em sustentabilidade, e nós queremos estar lá. A 99 quer se inserir na maior quantidade de discussões possível e levar cases relevantes”.

Bruno Rossini, diretor sênior da 99; e Michele Gassi, gerente de Comunicação da Tetra Pak, no Aberje Trends 2025 (foto: Tati Nolla)

Rossini explicou que o setor de mobilidade tem papel central na redução das emissões. “O setor de energia, que inclui transportes, é responsável por 22% das emissões de gases de efeito estufa”, afirmou. Ele destacou iniciativas da empresa voltadas à eletrificação da frota e lembrou que o Brasil tem vantagens competitivas nesse campo: “Nós temos um papel importante na mobilidade urbana e na eletrificação da frota. O Brasil pode ampliar sua indústria, pode gerar mais empregos e já tem energia verde para impulsionar esse processo”.

Apesar disso, reconheceu os obstáculos. “Infelizmente, neste momento, questões como ESG e diversidade perderam relevância. A única vertente funcional é a econômica. A sustentabilidade só se sustenta se for economicamente viável para quem dirige e para quem consome. Os motoristas abraçaram o carro elétrico por ser mais vantajoso ao longo do tempo. Passageiros gostam da novidade, mas o apelo ainda não é ambiental, é financeiro”, pontuou. Segundo ele, a comunicação precisa trabalhar a partir dessa realidade e mostrar os ganhos concretos da sustentabilidade.

Michele Gassi destacou que, mesmo antes da COP, a emergência climática já exige ação imediata e comunicação efetiva. “Reciclagem ainda é um desafio no Brasil. A comunicação tem o papel de informar e engajar a população, mas também precisamos de políticas públicas. Criamos modelos de projeto com organizações parceiras que podem ser replicados”, explicou. A Tetra Pak, segundo ela, vai além da produção de embalagens e investe em soluções para a circularidade, além de dar visibilidade aos agentes da reciclagem com a websérie “Gente que Recicla”. “Sustentabilidade não é pilar de marca, é parte da estratégia de negócio”, reforçou.

Da esquerda para a direita: Ornella Nitardi, gerente sênior de Comunicação Corporativa da BASF para a América do Sul; e Pâmela Vaiano, sócia e diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, Conselheira Deliberativa da Aberje e moderadora do painel, durante o Aberje Trends 2025 (foto: Tati Nolla)

Já Ornella Nitardi, da BASF, chamou a atenção para o papel dos dados na construção de narrativas críveis e relevantes. “Para criar química para um futuro sustentável, o dado é fundamental. O desafio é evitar alegações genéricas, trazendo metas ambientais específicas e verificáveis”, disse. Ela apresentou o SCOTT, ferramenta digital desenvolvida pela BASF para contabilidade de carbono, que calcula emissões de gases de efeito estufa e permite determinar a pegada de carbono dos produtos da empresa. O SCOTT mapeia o ciclo de vida completo de cada produto e revela a pegada de carbono em cada etapa.

A executiva também alertou para a necessidade de tornar a linguagem mais acessível. “Ainda hoje, as pessoas dizem que é preciso escolher entre produzir ou preservar. Mas o futuro – e o presente – exigem que a gente produza e preserve. Precisamos comunicar inovação e sustentabilidade de forma que todos compreendam. O silêncio não é mais uma opção”, afirmou. Segundo ela, há uma tendência de consumo com maior consciência, mas também com menor confiança, o que exige ainda mais responsabilidade dos comunicadores.

Ao tratar da relação com stakeholders, Ornella lembrou que estabelecer padrões e promover a conscientização entre fornecedores é um caminho eficaz. “Isso garante o acesso a novos mercados e fortalece a reputação”, completou. “Medir a sustentabilidade é um desafio, mas temos iniciativas para mensurar impacto”, acrescentou Michele.

O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.