PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
25 de abril de 2025

Aberje lança “Análise Econômica” sobre paradoxo nas áreas de Comunicação Corporativa

Novo produto do Centro de Estudos Aplicados da Aberje aponta contradição entre reconhecimento e limitação das equipes de comunicação nas empresas
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC) da Aberje acaba de lançar o “Análise Econômica”, que avalia um paradoxo estrutural que afeta as áreas de comunicação das empresas no Brasil. A partir da análise das cinco edições da pesquisa “Tendências da Comunicação”, realizadas entre 2020 e 2024, o estudo, que já está disponível para associados, evidencia uma equação complexa: enquanto a comunicação corporativa conquista status estratégico e amplia seu escopo de atuação, permanece operando com equipes reduzidas.

O levantamento revela que a área de comunicação está consolidada em um patamar executivo elevado. Em 2024, 81% das empresas afirmaram ter a comunicação alocada em nível de vice-presidência, diretoria ou gerência, percentual que confirma o papel central da atividade no desenho organizacional. Ainda segundo os dados, em metade das empresas a área responde diretamente ao presidente ou CEO, e em 50% dos casos, o principal executivo da comunicação ocupa um assento no board.

A presença em instâncias decisórias e a proximidade com a alta liderança indicam um protagonismo crescente. No entanto, essa valorização contrasta com a realidade das estruturas internas. A análise da Aberje mostra que, embora a responsabilidade da área tenha se ampliado significativamente, abrangendo uma diversidade de processos, isso não se traduziu em expansão proporcional das equipes.

Atualmente, pelo menos 60% das empresas delegam às suas áreas de comunicação a condução de seis processos centrais: comunicação interna, relações com a imprensa e relações públicas, mídias digitais e sociais, gestão de crises e riscos, eventos e branding. O número de atribuições cresce ainda mais quando se incluem frentes como relações institucionais e public affairs (45%), relacionamento com a comunidade (39%), responsabilidade social corporativa (36%) e pesquisa e mensuração (33%).

O estudo da Aberje busca contribuir para esse debate ao lançar luz sobre os desequilíbrios que marcam a atuação da comunicação nas empresas e oferecer subsídios para lideranças e profissionais aprimorarem sua capacidade de resposta frente a esse cenário desafiador.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.