PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
10 de março de 2025

Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade

Evento da Aberje debateu papel da comunicação na promoção da diversidade e na liderança feminina
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

Na última sexta-feira (07), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Aberje promoveu o evento online “As mulheres e o mercado da Comunicação Corporativa no Brasil”. O debate reuniu Ana Paula Rocha, coordenadora de Marca e Reputação na Randoncorp e diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul; Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management e diretora do Capítulo Aberje Amazônia; e Paula Hermont, gerente de Interlocutores na Diretoria de Licenciamento Ambiental da Vale e diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais. A mediação ficou a cargo de Phillipe Deschamps, gerente de Cultura e Comunicação Corporativa da State Grid Brazil e diretor do Capítulo Aberje Rio de Janeiro. 

Com um mercado de comunicação majoritariamente feminino – 70% das profissionais da área são mulheres, segundo pesquisas da Aberje –, as participantes começaram o debate falando sobre a importância da presença masculina (representada por Phillipe Deschamps) para a promoção da equidade de gênero. Ana Paula Rocha reforçou que equidade significa um olhar inclusivo para toda a sociedade, não apenas para grupos específicos. “Devemos trabalhar a figura do aliado. Quanto mais trouxermos essas pautas de forma ampla e mostrarmos que elas são importantes para o avanço da sociedade, mais adesão nós teremos”, afirmou.

“Ao longo da minha carreira, aprendi a inserir a pauta feminina na conversa com as lideranças. O viés feminino só traz benefícios para o negócio e para a estratégia”, pontuou Mônica Alvarez, ao abordar os desafios de atuar em um ambiente industrial predominantemente masculino. Paula Hermont compartilhou a experiência da Vale, que em 2020 estabeleceu um compromisso de dobrar a presença feminina na força de trabalho até 2025. “A meta foi alcançada em 2024, e hoje as mulheres representam 26% do quadro de colaboradores da empresa”, celebrou. Paula concluiu sua fala reforçando a importância da intencionalidade na promoção das pautas de DEI, com o apoio de Mônica e Ana Paula.

O futuro da DEI nas empresas  

Diante da reavaliação de programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) por algumas empresas (especialmente nos EUA, na esteira da eleição de Donald Trump), as participantes reforçaram a necessidade de compromissos sólidos e autênticos. “Se uma empresa tem estratégias de DEI genuínas e intencionais, ela se manterá firme, independentemente do governo da vez”, destacou Ana Paula Rocha, lembrando que “os governos passam, a empresa fica”. Na Alubar, a estratégia busca contemplar “todas as pessoas em todos os cargos”, com abordagem focada na ascensão interna. “Antes de buscar talentos no mercado, olhamos para dentro da empresa, garantindo oportunidades para todos”, afirmou Mônica Alvarez, explicando como a organização vem desenvolvendo mulheres para cargos de liderança.

O evento também abordou a importância da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. Na Vale, segundo Paula Hermont, há uma busca constante por ferramentas que viabilizem a inclusão real. “A escuta ativa e pequenas adaptações podem fazer uma grande diferença para essas pessoas”, reforçou Ana Paula Rocha, ao comentar sobre o grupo de afinidade para PCDs na Randoncorp, citando a importância da comunicação interna como ferramenta essencial para impulsionar a equidade e retomando o papel dos aliados na busca por diversidade, equidade e inclusão. “Os colaboradores percebem quando a empresa está realmente comprometida. Antes de comunicar externamente, é preciso construir uma base sólida internamente”, destacou Mônica.

“Não conseguimos avançar sem apoio umas das outras”, concluiu Mônica Alvarez, reforçando a necessidade de construção de redes de apoio entre mulheres e da comunicação interna como ferramenta essencial para engajar e sensibilizar sobre equidade de gênero.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarBeethoven contra o ruído do mundo
  • Luis AlcubierreMemória é método
  • Leila GasparindoGestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança

Destaques

  • Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
  • Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
  • Aberje reformula seus Capítulos Regionais

Notícias do Mercado

  • Outliers InfoMoney realiza cerimônia de premiação em São Paulo
  • Lamparina lança episódio inaugural do podcast “Diálogos Sustentáveis” sobre reputação
  • Merco apresenta nova edição do ranking de reputação na ESPM Tech

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.