Conheça a página “Comunicação para a Transição”

A Aberje inaugurou uma nova seção em seu portal dedicada ao tema de 2025: “Comunicação para a Transição”. Essa área especial concentra projetos da associação que alinham a comunicação corporativa às demandas das transições climática, social e econômica no momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30 e se aproxima do prazo final para a Agenda 2030.
Entre as principais iniciativas, está a nova edição da “Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar”, uma viagem de imersão em Belém e seu entorno sobre sustentabilidade abrangendo pessoas, biodiversidade, cultura, ciência e saberes tradicionais. Na edição deste ano, os participantes terão a oportunidade de conhecer instituições de ensino e pesquisa, agentes culturais, assim como líderes comunitários e comunicadores locais na cidade que vai sediar a COP30.
Também está disponível para download o ebook “Missão COP30”, criado a partir do Curso Preparatório para Comunicadores, em parceria com a Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) Pacto Global – Rede Brasil, e que contou com a participação de especialistas em sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e ESG. A publicação reúne os principais assuntos abordados nas aulas para que empresas e comunicadores se comuniquem melhor, se engajem de forma estrutura e componha seus planejamentos de comunicação e participação na COP30.
Além disso, o acervo e os futuros conteúdos do blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento, de autoria dos membros da PACE, ganham destaque, servindo de inspiração para quem atua na implementação e disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no setor empresarial.
A página também abrigará os eventos, reuniões e atividades que serão realizados pelo Capítulo Amazônia, em sua sede em Belém e em outras capitais, e o conteúdo produzido por comunicadores locais. Toda a agenda relacionada à COP30, que será promovida pela Aberje ao longo do ano, ganhará destaque na nova seção.
Em abril, o Núcleo de Pesquisas da Aberje lançará uma pesquisa inédita sobre “Comunicação e Engajamento na COP30”. A pesquisa procura entender como as empresas estão se preparando, histórico de participações em outras edições de COPs, ações práticas e expectativas em relação aos resultados das negociações.
A página também traz um espaço exclusivo para que as associadas exponham seus projetos ligados ao tema do ano. Dessa forma, ela serve como um hub de informações e referências sobre o tema, além de ser um espaço de vitrine para produtos e projetos que agências e consultorias de comunicação estão produzindo sobre a COP30.
“Como entidade associativa, nosso papel pode ser vasto, mas nossa principal tarefa é ser um hub agregador de boas práticas, exemplos e conhecimento. Novos projetos pensados para este ano, marcado por uma agenda climática tão forte, carregam uma responsabilidade não só com os profissionais de comunicação que fazem parte da nossa rede, mas também com a sociedade. Somos nós, comunicadores e comunicadoras, que faremos essa ponte entre nossas organizações e as demandas da população e do planeta em transição”, comenta Victor Pereira, gerente de relações institucionais da Aberje.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































