PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
14 de outubro de 2024

Morre o publicitário Washington Olivetto

Fundador da WMcCann foi um dos mais célebres profissionais da publicidade brasileira, criador de personagens icônicos
Redação Portal Aberje
Paulo Henrique Soares, Washington Olivetto, Paulo Nassar, Olinta Cardoso e Luiz Fernando Brandão, durante 1º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio, 27 de setembro de 2007 (Foto: Arquivo do Centro de Memória e Referência)
 
  • COMPARTILHAR:

Na tarde de domingo, 13 de outubro, faleceu o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, depois de ficar quase cinco meses internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, após complicações de um quadro pulmonar.

Criador de personagens e campanhas icônicas do imaginário brasileiro, como o “Garoto Bombril”, o “casal do Unibanco”, “o primeiro sutiã da Valisère”, “o BRA de Bradesco” e a “Democracia corintiana”, foi o nome mais ilustre da publicidade no País, influenciando gerações de profissionais.

Nascido em São Paulo em 1951, iniciou sua carreira na publicidade aos 18 anos como redator em uma agência, na qual conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes pouco tempo depois. Após trabalhar na DPZ e formar uma parceria criativa de sucesso com Francesc Petit, fundou sua própria agência, a WGGK, que mais tarde se tornou a W/Brasil e, posteriormente, a WMcCann. Ao longo de sua carreira, Olivetto recebeu inúmeros reconhecimentos internacionais, incluindo o Clio Lifetime Achievement Award e sua inclusão no Creative Hall of Fame, do The One Club.

Olivetto foi jurado do Prêmio Aberje 1989 na categoria Campanha de Comunicação e foi entrevistado pela Revista Comunicação Empresarial, edição 44 em 2002, falando sobre sua agência e a responsabilidade socioambiental. Também participou como palestrante do 1º Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Rio, realizado em 2007.

Washington Olivetto (Foto: Divulgação)

“Washington Olivetto deixa um legado que ultrapassa as fronteiras da publicidade. Suas criações impactaram o cotidiano da cultura e da comunicação brasileiras de uma forma revolucionária. Neste momento de sua despedida, lembro de sua palestra instigante no Congresso Aberje Rio de Janeiro, em 2007, na Firjan. Sua genialidade é imortal”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e Professor Titular da USP.

Olivetto deixa a esposa Patrícia Viotti e três filhos, Homero, Antônia e Theo.

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.