PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa história
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatório 2025
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcast FalAção
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Trends
  • Escola Aberje
  • Reconhecimento
    • Prêmio Aberje
    • 20 Comunicadores para Seguir
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de março de 2017

Dia da Mulher Aberje discute igualdade de gênero no meio corporativo

Redação Portal Aberje
Viviane Duarte mediando o painel com Ana Carolina Soutello, gerente da marca Natura e Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos & Desenvolvimento da Força de Vendas para a Tupperware Brasil
 
  • COMPARTILHAR:

No dia 8 de março, aconteceu o Dia da Mulher Aberje, que debateu a participação feminina no mercado de trabalho e as ações que as empresas estão promovendo ao longo dos últimos anos para promover a igualdade de gêneros no mercado de trabalho.

O evento contou com a abertura de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, e mediação da fundadora do portal Plano Feminino, Viviane Duarte. O primeiro painel foi ministrados por Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos & Desenvolvimento da Força de Vendas para a Tupperware Brasil e Larissa Berbare, gerente da marca Natura, debatendo sobre “O empoderamento feminino começa com o protagonismo”; O segundo painel, com o tema “Igualdade de gênero com a ótica da marca”, contou com a presença de Renata Melo, diretora de Marketing de Dispositivos Móveis da Samsung e Renato Amendola, coordenador de Sustentabilidade do Grupo Boticário. E para fechar a manhã, o Dr. Eurico Correia, diretor médico para Pfizer Brasil, discutiu sobre o impacto da inclusão feminina no debate e cuidados com a saúde.

Viviane Duarte mediando a painel com Ana Carolina Soutello, gerente da marca Natura e Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos & Desenvolvimento da Força de Vendas para a Tupperware Brasil
Viviane Duarte mediando a painel com Larissa Berbare (Natura) e Angélica Kanashiro (Tupperware Brasil)

Nassar abriu o evento reforçando que “feminismo não é o contrário de machismo. É equilibrar o jogo”. Esse equilíbrio é fundamental no meio corporativo: nos cargos de CEO, apenas 11% são mulheres. Segundo a McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, organizações que tinham uma ou mais mulheres em seus comitês executivos obtinham retorno sobre o patrimônio 44% maior.

Ainda há muito que se fazer para que a situação se equipare. Ana Carolina Soutello, gerente da marca Natura, destacou que vivemos em um momento de grande choque entre “o velho e o novo”, no qual o mundo está progredindo para uma maior igualdade. A mediadora Viviane Duarte comentou que, além dos progressos como igualdade salarial e licença maternidade, é preciso também que “as mulheres não se vejam no mundo corporativo como inimigas, mas como irmãs”.

Dados sobre a desigualdade de gênero no Brasil
Dados sobre a desigualdade de gênero no Brasil

Já na parte da tarde, a mediação ficou por conta de Liliane Ferrari, consultora de pequenas e grandes empresas. O primeiro painel teve a participação de Paula Bastos, consultora de planejamento e produção de conteúdo para segmento de moda na área digital e Sueli Nascimento, gerente de Produto na SAP Brasil, com o tema “Construção e desconstrução de culturas”. Em seguida, Yara Carnevalli Baxter, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa na Novartis e Neivia Justa, diretora de Comunicação da Johnson & Johnson para a América Latina debateram sobre a diversidade do ambiente de trabalho. Por último, Ivan Martins, colunista das revistas Época e GQ, escritor e palestrante, comentou sobre o papel do homem no empoderamento feminino.

Um ponto recorrente na discussão foi a necessidade de diversidade nas corporações. Os palestrantes demonstraram inúmeros exemplos de sucesso implantados por suas empresas, como por exemplo a Johnson & Johnson, que tem como política contratar pelo menos uma mulher em cada processo de recrutamento. Já a Novartis apresentou uma grande ação de inclusão de deficientes, mulheres e LGBTs, e a SAP com seu pioneiro projeto voltado à inclusão de autistas no mercado de trabalho.

Entretanto, a discussão sobre a responsabilidade pela questão feminina não se restringe apenas às mulheres. Finalizando o evento, Ivan Martins pontuou que cabe aos homens também mudar seu comportamento e cultura, e aprendendo a ceder o protagonismo e ajudar na promoção da igualdade.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Adriana ToledoNa era da IA, não basta ser encontrado. É preciso ser citado
  • Rizzo MirandaDa eleição ao LinkedIn: por que a autenticidade virou critério
  • Marcio CavalieriEntre o impulso e a reputação

Destaques

  • Accor, Hydro e 99 ampliam apoio à Aberje como mantenedoras
  • Prevenção de crises exige dados, antecipação e diálogo com diferentes públicos
  • Painel de Cases apresenta 89 projetos do Prêmio Aberje ao público

Notícias do Mercado

  • Merco reúne premiações e debates sobre reputação no Fórum Reputação Brasil 2026
  • Revista PB, da associada FecomercioSP, aborda apostas online e educação profissional
  • Gerdau renova parceria com o GP de F1 de São Paulo pelo quarto ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br