Morre Sinval de Itacarambi Leão, fundador da revista Imprensa

É com pesar que a Aberje recebeu a notícia do falecimento de Sinval Itacarambi Leão, na última segunda-feira, 05 de agosto, aos 81 anos. O jornalista, fundador e editor da revista e portal Imprensa, com passagens por Rede Globo, Realidade e Visão e Folha de São Paulo, desde 2012 sofria com um quadro de insuficiência cardíaca. Sinval deixa a esposa Ruth, companheira de mais de 50 anos, quatro filhos e seis netos.
Durante o regime militar brasileiro, foi preso duas vezes, em 1969 e em 1971. Torturado em ambas as prisões por suposta associação com a ALN (Ação Libertadora Nacional) e conspiração contra o país, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Em 1974 começou a trabalhar na Rede Globo, como diretor de Serviços de Marketing da Rede Globo, onde ficou até 1982. Em 1987 fundou a Revista Imprensa, a qual recebeu dois Prêmios Esso de Jornalismo, em 1987 e 1994.
“Sinval foi um olhar atento às transformações que marcaram o Jornalismo brasileiro, nos últimos anos.Esse olhar transformou-se em memória na Revista Imprensa”, disse Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
ARTIGOS E COLUNAS
Juliana Moser A proximidade como ativo estratégicoCiça Vallerio Liderança, gênero e cultura do cuidado: o desafio além do discursoPaulo Nassar Mircea Eliade na Cidade Universitária
Destaques
- Além do monitoramento: IA avança sobre análise de risco, reputação e tomada de decisão na comunicação
- Conselho Deliberativo da Aberje elege novos membros
- Paulo Nassar participa da abertura do 5º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário
Notícias do Mercado
- Grupo Boticário lança Relato Integrado 2025 com avanços em metas ESG
- 99 para Empresas lança campanha voltada à gestão de mobilidade corporativa
- Vivo promove debate sobre equilíbrio digital com colaboradores






























