PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de fevereiro de 2017

O jogo da diversidade

Ricardo Sales
 
  • COMPARTILHAR:

123

O Super Bowl, a grande final do futebol americano, é a maior vitrine da TV dos Estados Unidos. É neste dia que grandes anunciantes lançam seus produtos, fazem algumas experimentações e, acima de tudo, passam seus recados. E ontem (5) havia destinatários certos: o presidente Donald Trump e suas políticas anti-imigração.

Marcas como Budweiser, Audi, Coca-Cola e AirBnb tomaram partido e saíram em defesa da diversidade.

A Bud contou a história de seu criador, um imigrante alemão que chegou aos EUA em 1850. O filme, produzido antes da vitória de Trump, mostra Adolphus Busch ouvindo frases como “Não te queremos aqui” e “Volte para casa”.

No Brasil, a marca de cerveja também marcou presença nos intervalos da ESPN, que transmitiu o jogo por aqui. Mostrou diferenças raciais, estéticas e até um beijaço gay.

https://www.youtube.com/watch?v=vsFQDnNF9LI

Ainda nos EUA, a Audi tratou da igualdade de gêneros. Um pai se pergunta se deve contar à sua filha que, apesar de sua educação, habilidades e inteligência, ela deve ganhar menos que os homens. Pesquisas no Brasil mostram que os salários das mulheres são 30% menores que seus pares do sexo masculino, exercendo as mesmas funções. A Audi se comprometeu a equilibrar estes números.

https://www.youtube.com/watch?v=G6u10YPk_34

A AirBnb foi direto ao ponto: não importa como você é, de onde vem ou quem ama. O mundo é melhor com aceitação.

https://www.youtube.com/watch?v=5qUTYHnLz2g

Por fim, a Coca-Cola reprisou um filme de 2014, que valoriza a interculturalidade, as diferenças religiosas e mostra que os EUA são feitos por gente de toda parte.

O recado foi claro: o obscurantismo e a intolerância crescem, mas não serão aceitos passivamente. Nem pela parte da sociedade que valoriza a diversidade nem pelas marcas que têm propósitos claros.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ricardo Sales

Ricardo Sales é consultor de diversidade e pesquisador na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou, realizou mestrado e atualmente cursa doutorado sobre políticas de diversidade nas organizações. Atua para clientes como Siemens, Ford, Heineken, Grupo Boticário, EDP e outros. Faz parte da equipe que revolucionou a comunicação de cerveja no país, atendendo a marca Skol. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações. Ganhou em 2019 o Prêmio Aberje, o mais importante do país, na categoria diversidade, inclusão e comunicação não-violenta. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral, colunista da revista Você SA e membro fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP. Contato: ricardo@maisdiversidade.com.br

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.