PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de maio de 2023

Inteligência Artificial e ChatGPT: falta de transparência gera crise de desconfiança do mercado

Patricia Marins
Imagem: OpenIA
 
  • COMPARTILHAR:

E quando você tem um negócio bilionário nas mãos, mas não consegue comunicar o seu propósito, o que acontece? O ChatGPT surgiu em meados de dezembro do ano passado causando grande alvoroço no universo da tecnologia. Cinco dias após o lançamento alcançou a marca de um milhão de usuários; no final do mês, já eram 57 milhões. Para entender a grandiosidade do feito, saiba que o TikTok levou meses para alcançar esse número. E no Instagram foram dois anos e meio até a marca de 100M.

Estamos falando de uma ferramenta que alcançou a sua popularidade em tempo recorde. Passados quase um semestre desde a sua chegada no mercado, é possível afirmar que muitos dos que tiveram acesso ou leram sobre, conseguem entender como o ChatGPT funciona, o que entrega. Agora, quando as perguntas são “por que o Chat GPT existe?” e “para onde vai?”, quais são as respostas?

Muito se fala sobre substituição da força de trabalho humano. Mas até que ponto a IA vai exercer funções operacionais e criativas? Devemos temê-la? Devemos tê-la como aliada?

A expectativa era que as respostas para essas e muitas outras dúvidas fossem sanadas no SXSW, realizado em março. O evento é reconhecido por viabilizar diálogos mais “informais” com grandes CEOs. Logo, com a confirmação da participação de Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI, era esperado que ele elucidasse o público sobre o tema.

No entanto, não foi bem isso o que aconteceu. Com a atenção do mundo inteiro voltada para o Southby, Greg foi sucinto, evitou polêmicas e não deu nenhuma aspa. Bem articulado, o maior nome da IA no momento, soube bem como sair pela tangente. Mas ele perdeu a chance de encantar um público que lotou o ballroom D do Austin Convention Center, ansioso por entender a magia e as preocupações em torno da nova tecnologia que traz muitas possibilidades e também muitos riscos para o mercado de trabalho.

E se a Inteligência Artificial por si só gera desconfianças, a participação de Brockman não melhorou o cenário. Coincidência ou não, pouco tempo depois do evento, lideranças da indústria tecnológica, acadêmicos e executivos como Elon Musk e Yuval Noah Harari assinaram uma carta aberta pedindo uma pausa de seis meses nas pesquisas sobre sistemas avançados de inteligência artificial. Para eles, a tecnologia traz ‘graves riscos para a humanidade’. Sam Altman, CEO da OpenAI reconheceu ter “um pouco de medo” de que sua criação seja usada para “desinformação em grande escala ou ataques cibernéticos”.

Recentemente, fotos do Papa Franciso viralizaram nas redes sociais devido aos trajes casuais no qual o pontífice aparecia vestindo. Muitos veículos repercutiram as imagens, que depois foram reveladas como resultado da inteligência artificial.

Assim como o debate da regulação gira em torno do metaverso, é preciso discutir as regras para desenvolvimento e uso da IA. Quem vai cuidar disso? O Governo deve entrar em cena? Se for o Estado, qual frente seria responsável e como? Se for o mercado privado, como equilibrar a inovação com a segurança?

Incertezas à parte, fato é que Greg Brockman teve uma oportunidade de ouro nas mãos: a chance de ser transparente, de conectar toda a sua cadeia de stakeholders com o seu propósito, e, quem sabe assim, tranquilizá-los a respeito dos próximos passos.

Nesta semana, Sam Altman, fundador e também presidente da OpenAI vem ao Brasil para encontro com cientistas e evento organizado pela Fundação Lemann no Museu do Amanhã. Antes de vir ao país, ele deve se apresentar como testemunha no congresso americano para falar justamente sobre regulação e o impacto da IA, como se vê, uma preocupação internacional. Agora nos resta aguardar as cenas do próximo capítulo. Façam as suas apostas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Patricia Marins

Patrícia Marins é sócia-fundadora da Oficina Consultoria, especialista em gestão de crises de alto risco reputacional e autora de "Muito além do Media training – o porta-voz na era da hiperconexão".

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.