PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de janeiro de 2023

Três qualidades para uma relação de parceria entre agência e cliente

Juliana Neiva
 
  • COMPARTILHAR:

Recentemente entregamos três projetos bastante desafiadores de forma quase simultânea. E qual não foi minha alegria ao receber três e-mails de agradecimento com uma palavrinha em comum: parceria. Confesso que foi um bálsamo ouvir isso de clientes tão exigentes, complexos e diferentes. Uma palavrinha tão simples, mas tão importante para a gente.

Sempre tive como foco entregar com muita qualidade, dentro do prazo, dentro do orçamento e, aqui na Ímpar não é diferente, temos metas audaciosas e somos cobrados pela excelência, mas curiosamente não é isso que guia nosso trabalho no dia a dia.  O que direciona nossos esforços é justamente a percepção de parceria de todos os envolvidos. Parceria é muitas vezes subestimada, mas olhando de uma forma mais holística, é justamente ela que faz os relacionamentos perdurarem. É justamente ela que garante que não apenas a entrega final seja incrível, mas que o processo seja incrível também. E assim fica tudo melhor para todos, não é mesmo?

Mas o que gera esse sentimento de parceria? Acredito que sejam três principais qualidades: flexibilidade, empatia e bom humor. Definitivamente não é fácil equilibrar os pratinhos e manter contratos e projetos saudáveis quando parceria é um valor inegociável, mas em anos de trabalho persistente percebemos que a longo prazo o custo-benefício compensa, e muito.

Quando falamos de parceria, não estamos falando de jogar o escopo pela janela e seguir atendendo tudo que o cliente deseja (até porque sabemos que dessa forma seria uma lista sem fim… rs), mas de entender profundamente o contexto do cliente e saber que a semana x pode não ser boa para determinada aprovação pois vai acontecer um evento interno importante, ou que o combinado eram sessões de design thinking com cinco pessoas, mas três pessoas foram contratadas, então faremos com oito. É se preocupar genuinamente que o filho do cliente ficou doente e que todas as reuniões marcadas a duras penas terão que ser remarcadas e que o formato de entrega que costumamos fazer não vai combinar com o perfil da empresa e precisa ser modificado. E sabe o que acontece na maioria dos casos quando temos esse carinho extra? Geralmente conseguimos o mesmo tipo de parceria do cliente, que também entende quando um dos conteudistas precisou resolver um problema pessoal ou que um desenvolvedor atrasou uma entrega em 2 horas porque o sistema caiu.

O curioso é que a parceria nos torna, aos olhos de nossos clientes, humanos, pessoas de verdade, de carne e osso e nos aproxima. O efeito disso é incrível de ser observado: mais compreensão, mais fluidez, mais leveza e, o objetivo final que todos queremos, melhores resultados.

É claro que teremos nossos tropeços, estamos longe de sermos perfeitos e nem deveríamos pretender o ser. O que devemos almejar é ser de verdade e buscar trabalhar de forma transparente, de forma que nosso interlocutor, seja ele cliente, fornecedor, colaborador, saiba que estamos genuinamente fazendo o nosso melhor e que estamos, todos, remando o barco na mesma direção. Acho que é isso que nos torna ímpar. É isso que nos representa e nos faz olhar para trás com orgulho e para frente com esperança.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Juliana Neiva

Profissional com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa. Hoje atua como Head de Comunicação na Ímpar gerindo uma equipe de quase 50 pessoas na condução de projetos e contas de Comunicação para empresas de diversos segmentos e portes. Passagem por grandes empresas como Accenture, Vale e Computer Sciences Corporation. Vasto conhecimento em Comunicação Interna, Estratégia de Comunicação, Projetos de Comunicação Digital, Gestão da Mudança e Atendimento. Formada em Relações Públicas pela Uerj e Mestrado em Comunicação Corporativa pela Kingston University London.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.