Neoenergia inicia no país instalação inédita de postes 100% recicláveis

Iniciativa inovadora é lançada na Bahia e será levada para demais áreas de concessão da companhia
Com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, a Neoenergia lançou uma iniciativa inédita no país. A companhia instalou postes de distribuição de energia totalmente recicláveis. As estruturas estão localizadas em Salvador, na Bahia, onde a distribuidora Neoenergia Coelba atende mais de 6 milhões de clientes, o equivalente a mais de 15 milhões de habitantes.
A companhia espera ampliar a produção dos postes ecológicos no estado, e levar a ideia para outras áreas de concessão onde atua em distribuição. Os postes recicláveis são produzidos com resíduos de outros que precisam ser retirados pelas condições de uso ou por estarem danificados. Dessa forma as estruturas, que seriam descartadas como sucatas, são reaproveitadas por completo: desde os componentes agregados, como brita e pó de concreto, até a estrutura metálica.
“Estabelecer um destino adequado aos resíduos provenientes da desativação de postes fez nascer a ideia de ampliar o ciclo de vida dos materiais por meio de sua reutilização no processo de fabricação de novas estruturas. A definição clara de um problema é um excelente combustível para ideias inovadoras”, afirma Willian Thiago Portela supervisor de Programação e Controle da Manutenção de Redes e coordenador do Grupo Local de Inovação da Neoenergia Coelba.
Para produzir a estrutura 100% reciclada, a distribuidora desenvolveu, em parceria com empresa especializada, uma máquina para separar os componentes dos postes danificados. O poste antigo é inserido na máquina, que extrai as ferragens, separando também as britas e a areia do cimento. Os materiais são devidamente depositados e utilizados na fabricação do poste ecológico.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































