PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de fevereiro de 2017

Preparo e fluência cultural

Conhecer as palavras de um idioma sem conhecer a cultura podem dificultar a comunicação. O artigo discute a relação da fluência cultural e da comunicação.
Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Preparo e fluencia cultural

Primeiro, o que é fluência cultural?

Segundo Jared Keengwe, “Fluência Cultural significa familiaridade com culturas: suas origens, como funcionam, a forma com que elas intervêm em nossos relacionamentos em momentos de conflito e harmonia. Significa a consciência das diversas dimensões da cultura, inclusive da comunicação. ”

Eu só mudaria o final de sua definição: em invés de “inclusive” eu diria “principalmente da comunicação”.

No mundo extremante conectado em que vivemos, a grande maioria das pessoas interagem com diferentes culturas, às vezes, sem mesmo perceber.

Quando falamos de fluência cultural, parece que estamos falando países distantes, mas não é bem assim.

O Brasil é um país de proporções continentais e as distâncias entre sul, norte, leste e oeste são enormes, diferentes povos colonizaram estas terras. Temos diferentes climas, comidas e uma forma única de falar em cada estado. Em alguns casos como em São Paulo, em cada bairro, muitas vezes temos sotaques, linguagem e costumes diferentes.

Todo mundo fala português, então todo mundo se entende. Sabemos que não é bem assim. Se incluirmos ainda outros países lusofalantes como Portugal e Angola, aí então as coisas ficam mais confusas ainda.

Se queremos nos comunicar bem, não temos que falar “bonito”, temos que falar de forma que nosso interlocutor nos compreenda. Isso parece óbvio, Comunicação 101, transmissor, mensagem, receptor, comunicação. Simples assim? Mais ou menos.

Primeiro, temos que lembrar que a cultura gerou a linguagem e não ao contrário. Nossas palavras, nossa entonação, o gesticular a compreensão da linguagem corporal e de tudo que não é verbal parece tão óbvio para quem está imerso nesta cultura que é parte de nossa personalidade. Infelizmente, não é tão óbvio assim para quem veio de fora ou para quem foi mergulhar em outro lugar (ou felizmente, pois a pluralidade cultural torna o mundo bem mais interessante).

A linguagem tanto é parte de nossa personalidade que o estudo feito por pesquisadores ingleses afirma que “as conexões entre linguagem e cultura são complexas e, sem dúvida, tem influência no idioma e na personalidade”. Por isso, sem perceber nossa personalidade muda quando falamos outro idioma. Mas, vamos nos aprofundar mais nisto outra hora.

O certo é que para estar preparado para uma comunicação clara, não basta conhecer as palavras, é fundamental saber como usá-las e, para isso, conhecer a cultura local é fundamental.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.