PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
10 de agosto de 2016

Por mais comunicação na educação

Incluir programação e formação científica no ensino é fundamental, mas mais essencial ainda é desenvolver a competência comunicativa na educação, nos diferentes níveis de formação.
Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Vivian Rio Stella_educacao

Nas recentes discussões sobre ensino no Brasil e no mundo, muito se fala sobre a inclusão de disciplinas ligadas à programação e à formação científica, para propiciar inovação e atender às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Mas quase não se fala de um novo olhar para a comunicação, competência tão importante em qualquer formação e atividade profissional.

Nos currículos escolares nos níveis fundamental e médio, na disciplina de português (denominada de diferentes formas), ainda se contempla a gramática, a literatura e a produção de textos, com foco na aprovação dos alunos em exames de acesso às universidades. Nas grades de ensino superior, há alguns cursos (especialmente os ligados à comunicação, como jornalismo, publicidade) e algumas instituições que incluem disciplinas como oratória, comunicação eficaz ou redação empresarial, mas são iniciativas pontuais e, por vezes, pouco integradas à formação do profissional.

Por que não integrar ao currículo escolar uma formação mais ampla e prática dos diferentes contextos de comunicação, seus impactos individual e coletivamente? Por que não formar médicos, engenheiros, economistas, historiadores comunicadores, com habilidades para lidar com distintos públicos e canais de comunicação, para usar recursos de comunicação para formar sua imagem profissional e para exercer liderança, onde quer que ele atue?

Parece que, por nos comunicarmos rotineiramente, essa habilidade é desconsiderada da formação, como se fosse algo que as pessoas ou nascem sabendo ou adquirem “naturalmente”. Mas ser um comunicador eficaz e eficiente requer técnica, prática e atitude, o que demanda dedicação e treino para desenvolver uma competência complexa e necessária para qualquer atividade profissional.

Com mais comunicação na formação dos alunos de diferentes níveis, os profissionais estariam mais aptos a liderar, gerir pessoas, resolver conflitos e promover engajamento. Por isso, fica essa bandeira: por mais comunicação na educação.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade