Palavras não são apenas palavras

Se você ainda não sabe, o Linkedin incluiu mais um item na nossa lista de resoluções de Ano-Novo: o das palavras proibidas. A rede social alertou para os chavões mais usados e que devem, portanto, ser evitados.
Entre as palavras que executivos e empresas adotaram e não devem representar ninguém estão: especializado, líder, estratégico, focado, responsável, com experiência, inovador, apaixonado, criativo e excelente.
O que o LinkedIn e os headhunters propõem é uma redescoberta da própria história. É praticamente um convite de Sócrates: conheça-se a ti mesmo.
O fio narrativo de cada um esconde valores e propósitos e é da afirmação destes, em atos e discursos, que a autenticidade se forma e a dádiva da individualidade, aquilo que nos torna tão especiais no mundo (corporativo ou não), se sobressai.
Paul Ingram, Professor de Negócios e Diretor da Columbia Business School, considera a autenticidade o ingrediente mágico da liderança. Para ele, um líder, ao conseguir alinhar seus valores e comportamentos, sente-se mais autêntico e, em contrapartida, é também percebido dessa forma.
De acordo com estudos conduzidos pela escola de negócios, um indivíduo autêntico torna-se automaticamente mais eficiente e desperta nos outros confiança. Este elemento, por sua vez, está em extinção e, de acordo com o Barômetro da Edelman, é um dos principais responsáveis pela atual crise vivida pelas instituições e lideranças. Divulgado neste início de ano, o estudo mostra que a confiança em CEOs atingiu o menor índice em 17 anos. A confiabilidade é colocada em xeque até mesmo ao tratar de assuntos relacionados à estratégia da empresa que presidem.
Segundo a numerologia, 2017 é regido pelo número 1, que remete à renovação. Que tal, então, começar o ano revisitando e reescrevendo a própria história? Ano-Novo, palavras novas e, quem sabe, vida nova.
Destaques
- Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
- Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Nova desordem mundialPablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economiaPaulo Nassar Terceiro setor é essencial