PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de setembro de 2017

Mercado de trabalho: reflexo do tempo atual

Maria Paula Girardi
 
  • COMPARTILHAR:

Mercado de Trabalho_Reflexo do tempo atual

Um período econômico de crise, que impacta a geração e manutenção de empregos. A busca cada vez mais latente dos profissionais por um ofício que tenha um propósito. O olhar mais preocupado das pessoas para a qualidade de vida e a divisão coerente do tempo entre trabalho e família.  A recente mudança da reforma trabalhista. A preocupação mais que urgente com questões ligadas à sustentabilidade. Some todos esses fatores que são, de fato, uma realidade no nosso país e certamente você chegará a uma conclusão: o mercado de trabalho de hoje é diferente do cenário que tínhamos anos atrás.

Convido você a fazer um exercício e refletir sobre sua rede de contatos profissionais e pessoais. Provavelmente você deve conhecer algum profissional que trabalhava em uma empresa renomada e decidiu mudar de vida apostando em um negócio próprio. Ou alguém que, diante de uma demissão e da dificuldade de conseguir uma nova posição, viu como única saída a carreira autônoma. Há aquele que por não concordar com os valores e a ética de uma empresa, optou em buscar um novo trabalho.  E tem também o profissional que segue satisfeito em seu cargo corporativo por possuir boas perspectivas de crescimento.

A forma como o mercado de trabalho se modifica e se molda ao longo do tempo, de certa forma, é reflexo dos nossos valores, dificuldades e anseios. A maneira como organizamos a vida, a carreira, o consumo e até nossa estrutura familiar são sinônimo do tempo atual. Muita gente tem encontrado novas formas de gerar seus rendimentos e tem obtido sucesso com isso. A criatividade, aliás, vem ganhando protagonismo.

E num cenário em que a vida pessoal e profissional estão cada vez mais interligadas, regidas por novas regras, novas formas de contrato e novas formas de remuneração, as empresas precisam se reinventar. Oferecer um bom salário já não é suficiente. Num primeiro momento pode até satisfazer o profissional, mas com o tempo retê-lo se tornará insustentável. Daí a importância de as companhias terem uma proposta de valor clara e consistente.  Jornada flexível ou trabalho remoto é outro quesito que deve ser considerado para diminuir o risco da perda de bons profissionais. Há muita gente competente que não suporta mais a desgastante rotina corporativa e que acaba buscando autonomia profissional em prol da qualidade de vida.  Sem falar da postura da liderança. Existe uma máxima que diz: “as pessoas não abandonam seus empregos, abandonam seus chefes”. Claro que isso não é uma verdade absoluta, mas pode ser aplicada a muito dos casos de pedido de demissão.

Sim, temos um novo mercado de trabalho.  Cabe, então, a cada profissional – e a cada empresa – encontrar a melhor forma de se encaixar nele da maneira que lhe for mais conveniente.  Nem sempre é fácil, mas uma vez que tenha encontrado o seu caminho, sua chance de ter um trabalho que o mantenha motivado e feliz será multiplicada.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Maria Paula Girardi

Formada em Administração de Empresas pela FAAP, com extensão em Psicodrama pelo Sedes Sapientiae e Master in Administration em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV-SP, Maria Paula Girardi atua na área de Recursos Humanos desde 2005. Iniciou sua carreira no Grupo Abril na área de Gestão de Desempenho e permaneceu nesta empresa durante nove anos, quando ocupou uma função gerencial. Em 2014, decide enfrentar um novo desafio de gerenciar a área de Recursos Humanos de uma empresa familiar. Após um ano, une-se à Christiano Moreno com o objetivo de atuar em projetos estratégicos de Recursos Humanos direcionados a empresas de diferentes porte e segmentos.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaCOP 30: a ancestralidade pode definir o futuro
  • Paulo NassarDo operário analfabeto ao operário leitor
  • Paulo NassarA Aberje e o logos tropical: quando a palavra funda o destino

Destaques

  • Encontro do Capítulo Aberje MG com Grupo In Press discute Novas Fronteiras da Comunicação
  • Paulo Nassar participa de entrevista com Roberto D’Ávila na GloboNews
  • Encontro dos Comitês Aberje destaca resultados e reflexões sobre o papel estratégico da comunicação

Notícias do Mercado

  • Professores da Escola Aberje participam de e-book do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise
  • Fundação Banco do Brasil lança 13ª edição do Prêmio de Tecnologia Social
  • Rede Aberje na COP30: Abrafati e Amaggi reforçam compromissos com descarbonização e economia de baixo carbono na COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.